Lei Complementar nº 282, de 30 de abril de 2013

Identificação Básica

Norma Jurídica

Lei Complementar

282

2013

30 de Abril de 2013

Dispõe sobre alterações na Estrutura Administrativa do Município, criada através da Lei Complementar nº 115/2005, de 27 de maio de 2005, na forma que especifica.

a A
Vigência a partir de 4 de Julho de 2025.
Dada por Lei Complementar nº 491, de 04 de julho de 2025
A Câmara Municipal de Sarandi, Estado do Paraná, aprovará e eu, LUIZ CARLOS DE AGUIAR, Prefeito do Município de Sarandi em exercício, sancionarei a seguinte Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal:
    Dispõe sobre alterações na Estrutura Administrativa do Município, criada através da Lei Complementar nº 115/2005, de 27 de maio de 2005, na forma que especifica.
      -GABINETE DO PREFEITO:
        Art. 1º. 
        Fica Criado e instituído na Estrutura Administrativa do Município de Sarandi, a Gerência de Projetos, órgão de controle de projetos e captação de recursos federais e estaduais, vinculado ao Órgão de Assessoramento Direto, integrando o Inciso III, do atigo 7º, e do anexo I e II da Lei Complementar nº 115/3005, de 27/05/2005.
          e)   Gerência de Projetos
          Art. 2º. 
          Fica criado e inserido no Anexo II e III, da Lei Complemenar nº 115/2005, de 27/05/2005, o cargo de provimento em comissão de livre nomeação e exoneração, com símbolo e vencimento mensal a seguir especificado. 

          Nº de Cargo

          Denominação

          Símbolo

          Valor Mensal

          01

          Gerente de Projetos

          GP

          4.500,00

            Anexo V

            SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

            Anexo VI

            SECRETARIA MUNICIPAL DO ESPORTE E LAZER

            Item

            Cargo

            Competências

            Atribuições

            Requisitos

            CargaHorária

            1

            Secretário Municipal do Esporte e Lazer

            I - coordenação e gestão institucional da SecretariaMunicipal do Esporte e Lazer.

            I - exercer a representação institucional da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer;

            II - elaborar em conjunto com as unidades administrativas da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, no último trimestre de cada ano, para vigorar no ano imediatamente seguinte, o Calendário Anual das Atividades e Eventos quanto ao, esporte e lazer;

            III - supervisionar os trabalhos e as atividades desenvolvidas pelas unidades administrativas da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            2

            Diretor do Departamento Administrativo do Esporte e Lazer

            I - gestão integrada das atividades administrativas da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

            I - desenvolver as ações estabelecidas no calendário anual das atividades e eventos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer;

            II - exercer as tarefas técnicas e administrativas, desenvolvendo o preparo e o encaminhamento do expediente, a coordenação do fluxo de informações, as relações institucionais da secretaria, a coordenação e a execução das atividades relativas à gestão de pessoas, materiais, recursos logísticos, execução orçamentária e a prestação de contas;

            III - propor a realização de atividades e eventos em favor do esporte e lazer;

            IV - promover a integração entre as unidades administrativas da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer; e

            V - desempenhar atividades correlatas e demais funções designadas pelo Secretário Municipal do Esporte e Lazer.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            3

            Diretor do Departamento de Ação Esportiva e Lazer

            I - gestão integrada de atividades nas áreas da do esporte e lazer.

            I - dirigir as ações estabelecidas no calendário anual das atividades e eventos da Sesp;

            II - propor a realização de atividades e eventos em favor do esporte e lazer;

            III - desempenhar atividades correlatas e demais funções designadas pela Sesp.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            4

            Chefe da Divisão do Esporte

            I - chefia das atividades esportivas do Departamento de Ação Esportiva e Lazer.

            I - desempenhar as ações esportivas estabelecidas no calendário anual das atividades e eventos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer;

            II - atuar de forma integrada com as demais unidades administrativas da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer;

            III - propor a realização de atividades e eventos esportivos no município;

            IV - difundir a realização de atividades esportivas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município;

            V - estimular a participação da juventude e da população em geral nas atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer;

            VI - administrar estádios, centros esportivos, praças, ATIs e recreação;

            VII - organizar e realizar oficinas de atividades esportivas;

            VIII - realizar anualmente a Taça Sarandi nas diversas modalidades esportivas; e

            IX - desempenhar demais atividades designadas pelo Diretor do Departamento Administrativo do Esporte e Lazer.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            5

            Chefe da Divisão de Lazer

            I - chefia das atividades de lazer do Departamento de Ação Esportiva e Lazer.

            I - desenvolver as ações de lazer comunitário definidas no calendário anual das atividades e eventos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer;

            II - atuar de forma integrada com as demais unidades administrativas da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer;

            III - propor a realização de atividades e eventos de lazer no Município;

            IV - difundir a realização de atividades de lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município;

            V - estimular a participação da juventude e da população em geral nas atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer;

            VI - organizar e realizar oficinas de atividades de lazer e recreação; e

            VII - desempenhar demais atividades designadas pelo Diretor do Departamento Administrativo do Esporte e Lazer.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            6

            Chefe da Divisão do Esporte e Lazer Feminino

            I - chefia das atividades do esporte e lazer feminino do Departamento de Ação Esportiva e Lazer.

            I - desempenhar as ações esportivas e de lazer feminino estabelecidas no calendário anual das atividades e eventos da Sesp;

            II - atuar de forma integrada com as demais unidades administrativas da Sesp;

            III - propor a realização de atividades e eventos esportivos e de lazer feminino no Município;

            IV - difundir a realização de atividades esportivas e de lazer feminino em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município;

            V - estimular a participação das mulheres nas atividades desenvolvidas pela Sesp;

            VI - propor políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer feminino;

            VII - apoiar atletas individuais e equipes femininas em participação de torneios e campeonatos fora do Município, desde que o represente;

            VIII - criar e elaborar os projetos esportivos e de lazer dos eventos, torneios e campeonatos femininos;

            IX - coordenar e operacionalizar todas as ações para a realização dos eventos de lazer e recreação femininos;

            X - analisar e emitir parecer técnico relativo à solicitação de apoio a terceiros para realização de atividades esportivas e de lazer feminino;

            XI - elaborar relatório com avaliação quantitativa e qualitativa dos programas e projetos esportivos e de lazer feminino desenvolvidos;

            XII - desempenhar demais atividades designadas pelo Diretor do Departamento de Ação Esportiva e Lazer.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            7

            Assessor de Departamento

            I - assessoramento dos diretores e chefes SecretariaMunicipal do Esporte e Lazer.

            I - prestar assessoria na coordenação e execução de atividades administrativas e específicas do departamento ou divisão em que se encontra lotado;

            II - assessorar na elaboração e execução com a equipe de trabalho, estratégias referentes ao atendimento à população do Município de Sarandi.

            III - executar outras atividades afins além de outras previstas na legislação municipal.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            Anexo VII

            SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA E JUVENTUDE

            Item

            Cargo

            Competências

            Atribuições

            Requisitos

            CargaHorária

            1

            Secretário Municipal da Cultura e Juventude

            I - gestão institucional daSecretaria Municipal da Cultura e Juventude.

            I - exercer a representação institucional da Secult;

            II - elaborar em conjunto com as unidades administrativas da Secult, no último trimestre de cada ano, para vigorar no ano imediatamente seguinte, o calendário anual das atividades e eventos da Secretaria Municipal da Cultura e Juventude;

            III - supervisionar os trabalhos e as atividades desenvolvidas pelas unidades administrativas da Secult;

            IV - exercer demais atribuições previstas na Lei Orgânica do Município, nesta Lei e outras que venham a ser determinadas pelo Chefe do Poder Executivo.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            2

            Diretor do Departamento Administrativo da Cultura e Juventude

            I - direção das atividades administrativas da Secretaria Municipal da Cultura e Juventude.

            I - exercer as tarefas técnicas e administrativas, desenvolvendo o preparo e o encaminhamento de expedientes;

            II - coordenar o fluxo de informações, as relações institucionais da secretaria;

            III - coordenar e executar as atividades relativas à gestão de pessoas, materiais, recursos logísticos, execução orçamentária e a prestação de contas;

            IV - promover a integração entre as unidades administrativas da Secult; e

            V - desempenhar atividades correlatas e demais funções designadas pelo Secretário Municipal da Cultura e Juventude.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            3

            Diretor do Departamento de Ação Cultural e Juventude

            I - direçãodas atividades nas áreas de ação cultural e de juventude da Secretaria Municipal da Cultura e Juventude.

            I - dirigir as ações estabelecidas no calendário anual das atividades e eventos da Secretaria Municipal da Cultura e Juventude;

            II - propor a realização de atividades e eventos em favor da cultura;

            III - desempenhar atividades correlatas e demais funções designadas pelo Secretário Municipal da Cultura e Juventude.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            4

            Chefe da Divisão de Formação, Eventos, Espaços e Equipamentos Culturais

            I - chefia das atividades culturais, junto ao Departamento de Ação Cultural e Juventude.

            I - executar as ações culturais fixadas no calendário anual das atividades e eventos da Secretaria Municipal da Cultura e Juventude;

            II - atuar de forma integrada com as demais unidades administrativas da Secretaria Municipal da Cultura e Juventude;

            III - propor a realização de atividades e eventos culturais no município;

            IV - difundir a realização de atividades culturais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município;

            V - estimular a participação da população em geral nas atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Cultura e Juventude;

            VI - elaborar, desenvolver e assessorar na implantação de programas culturais, junto à rede municipal e estadual de educação e em articulação com as demais secretarias municipais;

            VII - realizar ações através da colaboração da comunidade visando proteção ao patrimônio cultural do município, através de inventários, registros, vigilância e outros meios de preservação;

            VIII - desenvolver eventos sociais e culturais;

            IX - realizar anualmente no último domingo do mês de janeiro o Festival de Folia de Reis;

            X - organizar e realizar oficinas de atividades culturais;

            XI - promover a semana de artes entre os alunos inseridos nas oficinas culturais;

            XII - administrar telecentros para pesquisas e estudos;

            XIII - apoiar as iniciativas artísticas do município;

            XIV - realizar as festividades natalinas no município;

            XV - promover anualmente em comemoração ao aniversário do município, os concursos de beleza infantojuvenil, juvenil, adulto e melhor idade;

            XVI - administrar a biblioteca, museu e pinacoteca municipais; e

            XVII - desempenhar demais atividades designadas pelo Diretor do Departamento de Ação Cultural e Juventude.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            5

            Chefe da Divisão de Promoção da Igualdade Racial e Diversidade

            I - chefia as atividades de promoção da igualdade racial e diversidade do Departamento de Ação Cultural e Juventude.

            I - promover as ações em prol da igualdade racial e diversidade, determinadas no calendário anual das atividades e eventos da Secretaria Municipal da Cultura e Juventude;

            II - propor a realização de atividades e eventos em favor da igualdade racial e diversidade;

            III - difundir a realização de atividades em benefício da igualdade racial e diversidade em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Assistência Social do Município;

            IV - atuar em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Saúde, de Assistência Social e demais secretarias municipais e estaduais, no intuído de promover campanhas preventivas direcionadas à igualdade racial e diversidade;

            V - fomentar a participação da população negra, indígena e LGBTQIAPN+ nas atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Cultura e Juventude;

            VI - estimular a realização de oficinas de atividades culturais;

            VII - atuar de forma integrada com as demais unidades administrativas da Secretaria Municipal da Cultura e Juventude; e

            VIII - desempenhar demais atividades designadas pelo Diretor do Departamento de Ação Cultural e Juventude.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            6

            Assessor de Departamento

            I - assessoramento dos diretores e chefes Secretaria Municipal da Cultura e Juventude.

            I - prestar assessoria na coordenação e execução de atividades administrativas e específicas do departamento ou divisão em que se encontra lotado;

            II - assessorar na elaboração e execução com a equipe de trabalho, estratégias referentes ao atendimento à população do Município de Sarandi.

            III - executar outras atividades afins além de outras previstas na legislação municipal.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            Anexo VIII

            SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

            Item

            Cargo

            Competências

            Atribuições

            Requisitos

            CargaHorária

            1

            Secretária Municipal de Políticas Para as Mulheres

            I - gestão institucional daSecretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres.

            I - exercer a representação institucional da Semulher;

            II - coordenar, organizar, implantar, acompanhar as políticas e projetos da secretaria;

            III - supervisionar os trabalhos e as atividades desenvolvidas pelas unidades administrativas da Semulher;

            IV - assessorar diretamente o Prefeito nos assuntos compreendidos na área de competência da secretaria;

            V - articular com as demais secretarias municipais, a adoção de medidas que visem ao aperfeiçoamento dos serviços públicos municipais;

            VI - dirigir e supervisionar a elaboração dos programas da secretaria, fixando os objetivos de ação dentro das disponibilidades de recursos e da realidade social do Município;

            VII - planejar, coordenar, avaliar e propor políticas públicas para as mulheres, a partir da articulação entre o governo e a sociedade civil;

            VIII - adequar e propor políticas públicas compatíveis com as demandas das mulheres no Município;

            IX - fortalecer o controle social de políticas públicas para a população feminina, propondo e acompanhando as políticas e medidas que visem eliminar a discriminação das mulheres e garantir condições de liberdade e de igualdade de direitos no Município; inclusive de promoção da igualdade e de combate à discriminação;

            X - orientar:

            a) apoiar, coordenar, acompanhar, controlar e executar programas e atividades voltadas à implementação de políticas para as mulheres;

            b) estudos e pesquisas para a identificação de indicadores sociais do Município;

            XI - propor ações no Município para reduzir os índices de violência contra as mulheres;

            XII - garantir o cumprimento dos instrumentos e acordos nacionais e internacionais e auxiliar na revisão da legislação municipal de enfrentamento à violência contra as mulheres;

            XIII - articular a integração da rede de proteção e inclusão social do Município;

            XIV - determinar manutenção de banco de dados atualizado, na estrutura da secretaria, das entidades que desenvolvem atividades de defesa dos direitos das mulheres no Município de Sarandi, tanto governamentais como não governamentais, visando a facilitar a ação integrada destas instituições;

            XV - promover:

            a) a atualização do diagnóstico sobre a problemática social das mulheres, bem como apresentar à Chefia do Poder Executivo alternativas de solução e promoção dos direitos;

            b) dentro da sua esfera de atribuição, a execução de ações voltadas à proteção social de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar;

            XVI - desempenhar outras atividades correlatas a estas aqui não especificadas, mas relacionadas aos objetivos e finalidades da secretaria;

            XVII - acompanhar:

            a) a lei orçamentária de provimento financeiro para secretaria, acolhimento de verbas, doações e demais destinadas a secretaria;

            b) o desenvolvimento das propostas nas pré-conferências dos Direitos da Mulher, bem como na Conferência Intermunicipal dos Direitos da Mulher e em outros fóruns de discussões em que esta temática seja levantada a nível estadual e federal;

            c) as atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM);

            XVIII - apoiar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) a reestruturação, na organização do conselho e incentivar a elaboração da Conferência Municipal dos Direitos da Mulher;

            XIX - articular com órgãos governamentais, não governamentais e da iniciativa privada, a obtenção de parcerias relacionadas à política pública para as mulheres;

            XX - fomentar:

            a) a realização de diálogos técnicos em reuniões periódicas entre os órgãos que compõem a Rede de Atendimento às Mulheres;

            b) o empreendedorismo feminino, em articulação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;

            c) a realização de seminários, fóruns e conferências, visando formular e avaliar a política municipal em seu âmbito de atuação;

            XXI - executar ações que fomentem a qualidade dos serviços da rede de atendimento à mulher, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade ou violência, considerando questões sociais, econômicas e regionais, urbanas ou rurais;

            XXII - realizar:

            a) a elaboração, coordenação, desenvolvimento e acompanhamento de programas, projetos e atividades voltadas à promoção da cidadania feminina;

            b) estudos, pesquisas, cursos, conferências e campanhas;

            c) colaboração técnica com órgãos e entidades públicas do Estado;

            d) o acompanhamento da legislação que assegura os direitos da mulher e a proposição de sugestões para seu aperfeiçoamento;

            e) o encaminhamento de denúncias de discriminação contra a mulher;

            f) o incentivo às iniciativas da sociedade civil;

            XXIII - promover:

            a) a saúde da mulher, em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde;

            b) ações visando ao enfrentamento da violência contra a mulher e a conscientização de seus direitos;

            c) o apoio ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no desempenho de suas funções;

            XXIV - exercer demais atribuições previstas na Lei Orgânica do Município, nesta Lei e outras que venham a ser determinadas pelo Chefe do Poder Executivo.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            II - Pessoa do sexo feminino.

            40 horas semanais

            2

            Diretor do Departamento Administrativo de Políticas para as Mulheres

            I - direção das atividades administrativas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

            I - exercer as tarefas técnicas e administrativas, desenvolvendo o preparo e o encaminhamento do expediente, a coordenação do fluxo de informações, as relações institucionais da secretaria, a coordenação e a execução das atividades relativas à gestão de pessoas, materiais, recursos logísticos, execução orçamentária e a prestação de contas;

            II - assessorar, acompanhar, participar, planejar, coordenar, supervisionar, orientar as diligências das atividades técnicas e administrativas;

            III - auxiliar:

            a) a secretária no sentido de garantir o atendimento externo dos serviços e demandas internas das atividades relacionadas a secretaria;

            b) as equipes no planejamento diário, para a melhor execução e atendimento das usuárias, com reuniões, diálogos setoriais, acompanhamento, organização de fluxograma, planejamento diário, mensal e anual;

            c) o atendimento especializado psicológico e de assistência social para mulheres vítimas de agressão, assegurando-lhes os bens e serviços básicos;

            IV - articular os setores para a execução dos serviços com eficácia e eficiência no atendimento à mulher usuária;

            V - acompanhar:

            a) o atendimento das mulheres que vem em busca de ajuda, com denúncias, sofrimento físico e psicológico, buscando favorecer o acolhimento, acompanhamento, direcionamento, em todas as instâncias da assistência social e familiar, minimizando o sofrimento das mesmas;

            b) a equipe nas ações de elaboração, consolidação de parceria com a sociedade civil e com os demais entes federados, programas e projetos que vinculem capacitação e o bem-estar da mulher;

            c) as campanhas, grupos de estudo, reuniões setoriais, fóruns locais e outros, para garantia das condições de trabalho das mulheres;

            d) a implementação, avaliação dos fluxos, relatórios e procedimentos adotados quando da identificação de casos de violência contra a população feminina incentivando a diminuição de casos;

            VI - supervisionar e coordenar as atividades dos setores da secretaria para o melhor fluxo do serviço;

            VII - apoiar a execução das ações previstas com avaliações em grupo do andamento das situações, estudo de caso e direcionamento com a equipe e Patrulha Maria da Penha;

            VIII - avaliar, periodicamente, o desempenho da equipe, solicitar treinamento e qualificação e atualização dos profissionais;

            IX - assegurar junto a equipe da secretaria a defesa e a proteção às mulheres em condições de risco pessoal, físico, psicológico, social na violação de direitos, proporcionando o acesso aos direitos, ao exercício da cidadania e à emancipação social;

            X - incentivar a equipe o acompanhamento, direcionamento e atualização dos processos de articulação de políticas públicas para as usuárias do serviço;

            XI - apoiar a equipe multiprofissional, acompanhamento dos processos de atendimento, acolhimento, direcionamento, encaminhamento;

            XII - promover a integração entre as unidades administrativas da Semulher; e

            XIII - desempenhar atividades correlatas e demais funções designadas pela Secretária Municipal da Semulher.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            3

            Diretor do Departamento de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres

            I - direção das atividades nas áreas de enfrentamento à violência contra as mulheres da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

            I - criar:

            a - e incentivar alternativas que promovam a autonomia das mulheres e a igualdade no campo de trabalho, tanto no que se refere ao acesso, quanto à remuneração das mulheres da zona urbana e da zona rural, desenvolvendo ações específicas que contribuam para eliminação da desigual divisão do trabalho, com ênfase em políticas de erradicação da pobreza e na valorização da participação das mulheres no desenvolvimento socioeconômico;

            b) mecanismos que fomentem a inclusão das mulheres no mercado de trabalho formal;

            II - promover:

            a) ou fomentar políticas que possibilitem a inserção das mulheres no mercado de trabalho, favorecendo sua autonomia econômica;

            b) e fomentar o acesso de mulheres a iniciativas de promoção do empreendedorismo feminino, oferecendo novas oportunidades de geração de renda;

            c) o acesso de mulheres a programas e projetos de geração de renda, por meio do incentivo à economia solidária e à criação de espaços colaborativos;

            d) por meio de parceria com órgãos municipais, sociedade civil, com os demais entes federados, programas, projetos que vinculem capacitação e o bem-estar da mulher;

            e) a realização de cursos de capacitação e qualificação técnica para mulheres;

            f) ações, projetos, grupos, cursos de qualificação para incentivo à autonomia econômica e financeira das mulheres por meio da assistência técnica, do apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comércio;

            g) campanhas, grupos de estudo, reuniões setoriais, fóruns locais para acompanhar as condições de trabalho das mulheres;

            h) campanhas voltadas para o enfrentamento da violência contra as mulheres;

            III - incentivar e promover a igualdade salarial entre os sexos masculino e feminino;

            IV - contribuir para o reconhecimento e valorização do trabalho das mulheres;

            V - fomentar a promoção e ampliação do acesso de mulheres a cursos de qualificação profissional, a fim de melhorar as oportunidades de colocação/recolocação no mercado de trabalho;

            VI - acompanhar a implantação e a institucionalização das políticas públicas para as mulheres nos respectivos órgãos locais que as executam;

            VII - fomentar a integração das políticas setoriais, de modo a priorizar as pautas das mulheres;

            VIII - atuar como organismo interlocutor das demandas sociais, econômicas, políticas e culturais das mulheres na esfera municipal;

            IX - fomentar a articulação entre as instituições governamentais e as não governamentais para a construção da autonomia das mulheres e a garantia de seus direitos;

            X - elaborar projetos que visem inserir mulheres em vagas de abrigo e cuidado com mulheres que sofrem violência;

            XI - implementar políticas públicas que tenham como finalidade facilitar o acesso das mulheres atendidas pelo Município à educação formal, bem como (re)qualificá-las para o desempenho de atividades laborais ou econômicas, assistência social, saúde e demais órgãos municipais.

            XII - articular junto aos órgãos de políticas públicas o atendimento nos setores do direito, saúde, segurança e trabalho;

            XIII - articular junto às secretarias municipais de Educação, de Desenvolvimento Econômico e outras, estratégias para inserção das mulheres assistidas nas unidades de atendimento do Município na educação formal;

            XIV - articular com órgãos governamentais, não governamentais e da iniciativa privada, a obtenção de parcerias com entidades relacionadas à política pública para as mulheres;

            XV - direcionar ações que fomentem o diálogo sobre a qualidade dos serviços da rede de atendimento à mulher, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade ou violência, considerando questões sociais, econômicas e regionais, urbanas ou rurais;

            XVI - desenvolver campanhas correlacionadas ao seu objeto de atuação;

            XVII - participar da elaboração, acompanhamento, implementação e avaliação dos fluxos e procedimentos adotados quando da identificação de casos de violência contra a população feminina, visando garantir a efetivação das articulações necessárias para o enfrentamento da situação e acolhimento da mulher;

            XVIII - subsidiar e participar da elaboração dos mapeamentos das áreas de maior incidência de situações de violação de direitos das mulheres, por meio da busca de dados junto aos sistemas informacionais dos órgãos e políticas setoriais;

            XIX - propor, elaborar e executar serviços, programas e projetos de atendimento às mulheres em situação de violência contra a mulher, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Semulher.

            XX - propor e coordenar junto ao CRAM ações descentralizadas, através de campanhas, capacitações, oficinas e palestras, para prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres;

            XXI - desempenhar atividades correlatas e demais funções designadas pela Secretária Municipal da Semulher.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            4

            Chefe da Divisão de Apoio e Acolhimento as Mulheres

            I - chefia das atividades de apoio e acolhimento as mulheres, junto ao Departamento de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

            I - promover:

            a) a inclusão social de mulheres em condições de risco pessoal e social, com a violação de direitos que necessitam de atendimento especializado, assegurando-lhes serviços básicos da rede municipal, na busca da defesa e proteção às mulheres em condições de risco pessoal e social e violação de direitos;

            b) e subsidiar ações que estimulem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários das mulheres vítimas de violência doméstica;

            c) o diálogo dos serviços municipais, possibilitando a discussão de casos e de ações de enfrentamento à violência contra as mulheres;

            d) campanhas voltadas para o enfrentamento da violência contra as mulheres;

            II - participar da elaboração, acompanhamento, implementação e avaliação dos fluxos e procedimentos adotados quando da identificação de casos de violência contra a população feminina, visando garantir a efetivação das articulações necessárias para o enfrentamento da situação e acolhimento da mulher;

            III - subsidiar e participar da elaboração dos mapeamentos das áreas de maior incidência de situações de violação de direitos das mulheres, por meio da busca de dados junto aos sistemas informacionais dos órgãos e políticas setoriais;

            IV - articular as atividades e ações da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres;

            V - propor e coordenar ações descentralizadas, através de campanhas, capacitações, oficinas e palestras, para prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres;

            VI - emitir pareceres e notas técnicas relacionados às questões afetas às suas atribuições;

            VII - elaborar relatórios periódicos sobre os serviços de sua área de competência, bem como acompanhar e analisar os relatórios dos serviços a ela vinculados;

            VIII - orientar sobre os procedimentos de emergência a serem adotados em casos de violência contra a mulher e sobre os devidos encaminhamentos a serem realizados nessas situações;

            IX - acompanhar e supervisionar os servidores sob sua subordinação;

            X - fomentar a criação de protocolos e fluxos de atendimento às mulheres em situação de violência, bem como revisar tais protocolos e fluxos junto a Rede de Proteção às Mulheres;

            XI - agilizar e promover o acompanhamento às unidades públicas e privadas que prestem serviços vinculados à política de enfrentamento à violência contra mulheres,

            XII - manter atualizadas as informações com dados específicos referentes ao atendimento especializado ofertado nos serviços vinculados à política de enfrentamento da violência contra as mulheres; e

            XIII - desempenhar demais atividades designadas pela Diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            5

            Chefe da Divisão do Centro de Referência e Atendimento a Mulher

            I - chefia as atividades do centro de referência e atendimento a mulher do Departamento de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

            I - chefiar a equipe administrativa e multiprofissional, acompanhando os processos de atendimento, acolhimento, direcionamento e encaminhamento no Centro de Referência ao Atendimento à Mulher - CRAM;

            II - apoiar:

            a) o setor de Psicologia;

            b) o setor de Assistência Social;

            III - administrar o CRAM, com o apoio dos demais setores da secretaria;

            IV - organizar junto aos profissionais do CRAM ações descentralizadas, através de campanhas, capacitações, oficinas e palestras, para prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres;

            V - propor a realização de cursos de capacitação e qualificação técnica, palestras, seminários e passeatas para mulheres;

            VI - articular junto às secretarias municipais de Educação, de Desenvolvimento Econômico, de Saúde, do Esporte e Lazer e de Cultura e Juventude, atividades educacionais, esportivas e culturais.

            VII - criar estratégias para inserção das mulheres assistidas nas unidades de atendimento do Município na educação formal;

            VIII - coordenar ações descentralizadas, através de campanhas, capacitações, oficinas e palestras, para prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres; e

            IX - desempenhar demais atividades designadas pela Diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            6

            Assessor de Departamento

            I - assessoramento dos diretores e chefes Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

            I - prestar assessoria na coordenação e execução de atividades administrativas e específicas do departamento ou divisão em que se encontra lotado;

            II - assessorar na elaboração e execução com a equipe de trabalho, estratégias referentes ao atendimento à população do Município de Sarandi.

            III - executar outras atividades afins além de outras previstas na legislação municipal.

            I - Formação de nível médio completo em instituições reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

            40 horas semanais

            Art. 3º. 
            Para ocupar o Cargo de Provimento em Comissão de Gerente de Projetos, será necessário o conhecimento em orçamento e contabilidade pública, experiência em elaboração de projetos técnicos para a obtenção de recursos financeiros. Formação em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito ou Engenharia.
              Art. 4º. 
              A Gerência de Projetos, terá como atribuições:
                1 
                A execução da política organizacional de relações com o Governo Federal, visando a implementação de projetos para a captação de recursos.
                  2 
                  Coordenar a montagem de processos necessários ao encaminhamento dos projetos elaborados pelos diversos órgãos do município perante os Governos Federal e Estadual.
                    3 
                    Promoção de todos os trâmites dos processos para a obtenção dos respectivos convênios os contratos.
                      4 
                      Acompanhamento da execução dos projetos que forem firmados.
                        5 
                        O assessoramento da elaboração da prestação de contas relativas aos convênios sob sua supervisão.
                          6 
                          A manutenção do cadastro atualizado de todos os projetos de interesse do município protocolados em órgãos públicos.
                            7 
                            A identificação de oportunidades de cooperação técnica, institucional ou parceria com organizações públicas e privadas.
                              8 
                              O desenvolvimento de projetos para captação de recursos nacionais e internacionais.
                                9 
                                A execução de outras atribuições afins.
                                  - SECRETARIA DE PLANEJAMENTO:
                                    Art. 5º. 
                                    Fica extinto da Estrutura Administrativa do Município, na SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, a Divisão de Empenhos, bem como o cargo do Chefe da respectiva Divisão.
                                      Art. 6º. 
                                      Ficam Criados na Estrutura Administrativa do Município, na SECRETARIA DE URBANISMO, o Departamento de Elétrica e a Divisão de Manutenção Elétrica.
                                        Art. 7º. 
                                        Ficam criados os Cargos de Diretor do Departamento de Elétrica, Símbolo CC-2; e Chefe da Divisão de Manutenção Elétrica, Símbolo CC-3, constantes dos anexos II e III, da Lei Complementar Municipal 115/05 de 29/05/05.
                                          Art. 8º. 
                                          Para ocupar os Cargos de Diretor de Elétrica e de Chefe da Divisão de Manutenção Elétrica, é necessário o ensino de nível médio e conhecimentos específicos na área de manutenção elétrica avançada.
                                            Art. 9º. 
                                            São Atribuições de Departamento de Elétrica:
                                              1 
                                              Comandar e distribuir os serviços de manutenção elétrica, bem como administrar sua equipe de funcionários, controlar escalas de férias, etc.
                                                2 
                                                Escalar Plantões.
                                                  3 
                                                  Atender os consumidores.
                                                    4 
                                                    Verificar e zelar pela manutenção de sua frota de veículos.
                                                      5 
                                                      Fazer os pedidos de materiais e ferramentas para sua equipe.
                                                        6 
                                                        Orientar as manutenções elétricas de baixa e alta tensão.
                                                          -SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:
                                                            Art. 10. 
                                                            Fica extinto da Estrutura Administrativa do Município, na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, a Divisão de Orçamento, Finanças e Compras, bem como o cargo da respectiva Chefia.
                                                              Art. 11. 
                                                              Ficam Criados na Estrutura Administrativa do Município, na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, o Departamento de Orçamento, Finanças e Compras; a Divisão de Compras; o Departamento de Frotas; e a Divisão de Controle de Veículos.
                                                                Art. 12. 
                                                                Ficam criados os Cargos de Diretor do Departamento de Orçamento, Finanças e Compras, Símbolo CC-2; Chefe da Divisão de Compras, Símbolo CC-3; Diretor do Departamento de Frotas, Símbolo CC-2; e Chefe da Divisão de Controle de Veículos, Símbolo CC-3.
                                                                  Art. 13. 
                                                                  Das atribuições:
                                                                    I – 
                                                                    Do Departamento de Orçamento, Finanças e Compras.
                                                                      1 
                                                                      Planejar e organizar as atividades do departamento financeiro e orçamentário e do departamento de compras da Secretaria Municipal de Educação.
                                                                        2 
                                                                        Elaborar os balancetes mensais exigidos pelo Fundeb.
                                                                          3 
                                                                          Supervisionar os índices da educação no município.
                                                                            4 
                                                                            Administrar as fontes de recursos da Secretaria Municipal de Educação.
                                                                              II – 
                                                                              Do Departamento de Frotas
                                                                                1 
                                                                                Controlar os veículos da educação;
                                                                                  2 
                                                                                  Cuidar para que se faça manutenção periódica nos veículos tanto corretiva quanto preventiva.
                                                                                    3 
                                                                                    Abastecimento dos veículos.
                                                                                      4 
                                                                                      Elabora cronograma de atendimento dos ônibus.
                                                                                        5 
                                                                                        Gestão dos pneus, desgaste dos pneus e análise de pneus.
                                                                                          6 
                                                                                          Renovação da frota - estabelecer critérios, observando a vida útil econômica e o ponto econômico de substituição.
                                                                                            -SECRETARIA DE SAÚDE:
                                                                                              Art. 14. 
                                                                                              Ficam Criados na Estrutura Administrativa do Município, na SECRETARIA DE SAÚDE, a Ouvidoria Geral em Saúde; o Departamento de Urgência e Emergência; a Divisão de Atendimento em Urgência e Emergência; o Departamento de Especialidades Médicas; e a Divisão de Atendimento em Especialidades.
                                                                                                Art. 15. 
                                                                                                Ficam criados os Cargos de Ouvidor Geral em Saúde, Símbolo CC-2; Diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Símbolo CC-2; Chefe da Divisão de Atendimento em Urgência e Emergência, Símbolo CC-3; Diretor do Departamento de Especialidades Médicas, Símbolo CC-2; e Chefe da Divisão de Atendimento em Especialidades, Símbolo CC-3.
                                                                                                  Art. 16. 
                                                                                                  Das Atribuições:
                                                                                                    I – 
                                                                                                    Do Ouvidor Geral em Saúde:
                                                                                                      O Ouvidor Geral em Saúde tem como atribuição receber as manifestações dos cidadãos em forma de solicitação, reclamação, denúncia, sugestão e elogios referentes aos serviços prestados e os encaminhar aos órgãos competentes. É papel do Ouvidor Geral em Saúde efetuar o encaminhamento, a orientação, o acompanhamento da demanda, e o retorno ao cidadão, com o objetivo de propiciar uma resposta adequada aos problemas apresentados, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.
                                                                                                        II – 
                                                                                                        Do Diretor em Atendimento de Urgência e Emergência:
                                                                                                          O Diretor em Atendimento de Urgência e Emergência tem como atribuição orientar, coordenar, controlar e dirigir as atividades da UPA; responder pelo bom andamento e pela regularidade do serviço; manter a Coordenação da Secretaria de Saúde informada sobre as atividades da UPA; acompanhar a realização da escala médica de plantões e assiduidade da mesma, e dos demais servidores, conceder férias e licenças do pessoal que lhe é diretamente subordinado junto ao RH; responsabilizar-se pelo recebimento do material de expediente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
                                                                                                            III – 
                                                                                                            Do Chefe da Divisão em atendimento de Urgência e emergência
                                                                                                              O Chefe da Divisão em Atendimento de Urgência e Emergência tem como atribuição auxiliar o Diretor, e em sua ausência responder pela direção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
                                                                                                                IV – 
                                                                                                                Do Diretor de Especialidades Médicas:
                                                                                                                  O Diretor de Especialidades Médicas tem como atribuição orientar, coordenar, controlar e dirigir as atividades do centro de especialidades; responder pelo bom andamento e pela regularidade do serviço; manter a Coordenação da Secretaria de Saúde informada sobre as atividades do Centro de Especialidades; acompanhar a realização da agenda médica e assiduidade da mesma, e dos demais servidores, conceder férias e licenças do pessoal que lhe é diretamente subordinado junto ao RH; responsabilizar-se pelo recebimento do material de expediente do Centro de Especialidades.
                                                                                                                    V – 
                                                                                                                    Do Chefe da Divisão de Especialidades Médicas
                                                                                                                      O Chefe da Divisão de Especialidades Médicas tem como atribuição auxiliar o Diretor, e em sua ausência responder pela direção do Centro de Especialidades.
                                                                                                                        -SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
                                                                                                                          Art. 17. 
                                                                                                                          Ficam Criados na Estrutura Administrativa do Município, na SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, o Departamento de Atendimento à Criança e ao Adolescente; a Divisão de Monitoramento a Criança e ao Adolescente; o Departamento de Proteção Social Especial de alta Complexidade; e a Divisão de Apoio a Criança e ao Adolescente em Situação de Abrigamento.
                                                                                                                            Art. 18. 
                                                                                                                            Ficam criados os cargos de Diretor do Departamento de Atendimento à Criança e ao Adolescente, Símbolo CC-2; Chefe da Divisão de Monitoramento a Criança e ao Adolescente, Símbolo CC-3; Diretor do Departamento de Proteção Social Especial de alta Complexidade, Símbolo CC-2; e Chefe da Divisão de Apoio a Criança e ao Adolescente em Situação de Abrigamento, Símbolo CC-3.
                                                                                                                              Art. 19. 
                                                                                                                              Das Atribuições:
                                                                                                                                I – 
                                                                                                                                Do Departamento de Atendimento a Criança e ao Adolescente:
                                                                                                                                  1 
                                                                                                                                  Assessorar o Secretário na definição dos planos, programas e projetos setoriais da secretaria.
                                                                                                                                    2 
                                                                                                                                    Dirigir, orientar e supervisionar a execução das atividades de competência do respectivo departamento.
                                                                                                                                      3 
                                                                                                                                      Opinar sobre os assuntos que dependam de decisão superior e propor as necessárias providências.
                                                                                                                                        4 
                                                                                                                                        Submeter a aprovação do Secretário a programação de trabalho do Departamento.
                                                                                                                                          5 
                                                                                                                                          Colaborar com o Secretário na identificação de alternativas e ações que devam ser implementadas com vistas ao aperfeiçoamento do desempenho da Secretaria.
                                                                                                                                            6 
                                                                                                                                            Elaborar planilha de férias dos servidores lotados no Departamento e suas respectivas divisões e apresentar relatórios mensais das atividades de seu departamento e das respectivas divisões, encaminhando-os ao secretário.
                                                                                                                                              7 
                                                                                                                                              Acompanhar a jornada ampliada, definir o número de vagas para cada núcleo da jornada, garantindo que seja efetivado o combate ao trabalho infantil.
                                                                                                                                                8 
                                                                                                                                                Fazer parcerias para o funcionamento da jornada, repassar para o programa bolsa família a freqüência da jornada.
                                                                                                                                                  9 
                                                                                                                                                  Exercer outras atividades compatíveis com a posição e que lhe forem atribuídas pelo secretário ou diretor geral.
                                                                                                                                                    10 
                                                                                                                                                    Coordenar a Comissão do programa ou serviços referentes a criança e adolescente.
                                                                                                                                                      11 
                                                                                                                                                      Promover junto a equipe que o planejamento respeite as realidades locais, culturais e as necessidades e interesses das crianças e ou adolescentes.
                                                                                                                                                        12 
                                                                                                                                                        Acompanhar e controlar a freqüência de professores e orientadores, alunos e técnicos na jornada.
                                                                                                                                                          II – 
                                                                                                                                                          Da Divisão de Monitoramento e Apoio a Criança e ao Adolescente:
                                                                                                                                                            1 
                                                                                                                                                            Propor aos superior imediato a programação de trabalho do respectivo serviço.
                                                                                                                                                              2 
                                                                                                                                                              Responsabilizar-se e responder pela execução dos trabalhos de sua área.
                                                                                                                                                                3 
                                                                                                                                                                Elaborar e analisar relatório mensal de sua divisão, encaminhando-o ao diretor de seu departamento.
                                                                                                                                                                  4 
                                                                                                                                                                  Opinar sobre os assuntos relativos a sua área de atuação que dependam de decisão de autoridade superior.
                                                                                                                                                                    5 
                                                                                                                                                                    Exercer atividades compatíveis com a posição e que lhe forem atribuídas pelo diretor do departamento.
                                                                                                                                                                      6 
                                                                                                                                                                      Promover condições para que sejam atendidas as contingências sociais e a promoção dos direitos da criança e do adolescente inseridas nos serviços.
                                                                                                                                                                        7 
                                                                                                                                                                        Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e assegurar a centralidade de suas ações na família, como forma de garantir a convivência familiar e comunitária.
                                                                                                                                                                          8 
                                                                                                                                                                          Verificar se as atividades propostas estão sendo realizadas de acordo com o Plano Político Pedagógico.
                                                                                                                                                                            9 
                                                                                                                                                                            Planejar junto com os educadores e demais técnicos as atividades da jornada ampliada.
                                                                                                                                                                              10 
                                                                                                                                                                              Colaborar com o monitoramento das visitas domiciliares.
                                                                                                                                                                                III – 
                                                                                                                                                                                Do Departamento de Proteção Social especial de Alta Complexidade
                                                                                                                                                                                  1 
                                                                                                                                                                                  Dirigir, orientar e supervisionar a execução das atividades de competência do respectivo Departamento.
                                                                                                                                                                                    2 
                                                                                                                                                                                    Colaborar com o Secretário na identificação de alternativas e ações que devam ser implementadas com vistas ao aperfeiçoamento do desempenho da secretaria.
                                                                                                                                                                                      3 
                                                                                                                                                                                      Gerenciar o quadro funcional e suas atribuições.
                                                                                                                                                                                        4 
                                                                                                                                                                                        Prestar contas ao Órgão Gestor, Comissão e CMDCAe demais órgãos de direitos, verificar horários de entrada e saída de funcionários.
                                                                                                                                                                                          5 
                                                                                                                                                                                          Controlar as compras, inclusive material de limpeza, escritório, saúde e aliemntação, juntamente com cada setor.
                                                                                                                                                                                            6 
                                                                                                                                                                                            Efetivação, atualização e organização da documentação do Programa Acolhimento, relativos aos órgãos públicos.
                                                                                                                                                                                              7 
                                                                                                                                                                                              Recebimento e organização de todos os tipos de doações e contribuições, que serão registradas em livro próprio.
                                                                                                                                                                                                8 
                                                                                                                                                                                                Realizar reuniões de avaliação com pais, funcionários, comissão e demais pessoas envolvidas com o trabalho do acolhimento periodicamente.
                                                                                                                                                                                                  9 
                                                                                                                                                                                                  Representar e delegar representantes do Programa de Acolhimento em reuniões de articulação com outras instâncias de promoção e defesa dos direitos da criança, em conjunto com o Diretor de Proteção Especial.
                                                                                                                                                                                                    10 
                                                                                                                                                                                                    Treinar, orientar e informar novos funcionários quanto a dinâmica interna do trabalho de acolhimento.
                                                                                                                                                                                                      11 
                                                                                                                                                                                                      Construir em conjunto com a equipe técnica e apresentar aos funcionários e famílias as informações sobre regimento interno do abrigo, proposta pedagógica, manual de boas práticas, históricos e documentações existentes que sejam de interesse para o trabalho a ser desenvolvido.
                                                                                                                                                                                                        12 
                                                                                                                                                                                                        Avaliar e atualizar (juntamente com a equipe técnica) constantemente o regimento interno, clareando o papel e as atribuições de todo o coletivo da instituição, com a participação de todos.
                                                                                                                                                                                                          13 
                                                                                                                                                                                                          Conhecer e utilizar o ECA, Lei nº 9394/96, bem como a toda a legislação vigente a espécie para garantia dos direitos das crianças.
                                                                                                                                                                                                            IV – 
                                                                                                                                                                                                            Da Divisão de Apoio a Criança e ao Adolescente em Situação de Abrigamento:
                                                                                                                                                                                                              1 
                                                                                                                                                                                                              Atuar de forma articulada com a rede de serviços sócio-assistencial, propiciando o atendimento social as famílias dos acolhidos, visando a reconstrução e fortalecimento dos vínculos afetivos.
                                                                                                                                                                                                                2 
                                                                                                                                                                                                                Promover apoio e suporte aos educadores, efetivar encaminhamentos necessários em articulação com os serviços da Rede Socio-assistencial, organizar cadastros e registros.
                                                                                                                                                                                                                  3 
                                                                                                                                                                                                                  Garantir e oportunizar as crianças e adolescentes que necessitem do espaço protetivo a vivência de um modelo de relações que possibilite o resgate da auto-estima e a construção de um projeto de vida.
                                                                                                                                                                                                                    4 
                                                                                                                                                                                                                    Atuar em conjunto com a equipe técnica e administrativa, que sejam garantidos os direitos da criança e do adolescente em situação de abrigamento como prevê o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 101, Lei 8.069 de 13 de julho de 1990.
                                                                                                                                                                                                                      5 
                                                                                                                                                                                                                      Promover a segurança alimentar e nutricional.
                                                                                                                                                                                                                        6 
                                                                                                                                                                                                                        Conhecer e utilizar o ECA, Lei 9394/96, bem como toda a legislação vigente a espécie para a garantia dos direitos das crianças.
                                                                                                                                                                                                                          7 
                                                                                                                                                                                                                          Promover os procedimentos de crianças e adolescentes a exames, visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo da criança e do adolescente, bem como do suporte aos educadores no sentido de garantir os direitos médicos hospitalares.
                                                                                                                                                                                                                            8 
                                                                                                                                                                                                                            Promover ações que permita a criança e ao adolescente o lazer, a cultura, a pratica esportiva e a participação na vida familiar e comunitária, sem discriminação.
                                                                                                                                                                                                                              9 
                                                                                                                                                                                                                              Trabalhar em conjunto com a equipe técnica no fortalecimento da comunicação entre os diversos atores, tanto por meios formais (seminários, relatórios), quanto por meios informais (comunicação telefônica, reuniões para discussão de caso).
                                                                                                                                                                                                                                Art. 20. 
                                                                                                                                                                                                                                As despesas com a execução da presente Lei, correrão por conta de dotações consignadas no Orçamento Municipal, suplementadas se necessário.
                                                                                                                                                                                                                                  Art. 21. 
                                                                                                                                                                                                                                  Permanecem inalteradas e em pleno vigor os demais dispositivos, não mencionados nesta Lei, constantes da Lei Complementar nº 115/2005, de 27 de maio de 2005 e suas alterações.
                                                                                                                                                                                                                                    Art. 22. 
                                                                                                                                                                                                                                    Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
                                                                                                                                                                                                                                                       PAÇO MUNICIPAL, 30 de Abril de 2013


                                                                                                                                                                                                                                       
                                                                                                                                                                                                                                      LUIZ CARLOS DE AGUIAR
                                                                                                                                                                                                                                      Prefeito Municipal em Exercício
                                                                                                                                                                                                                                        Este texto não substitui o publicado no Órgão Oficial do Município, o “Jornal O Diário do Norte do Paraná",  em 15/05/2010, Quarta-Feira, sob o nº 12.021.