Resumo (28ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 11/08/2025 - 17:30
Encerramento: 11/08/2025 - 18:41



Mesa Diretora
Presidente: Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar" / PSB
Vice-Presidente: Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako" / PODE
1º Secretário: Edinaldo Cardoso Silverio "Edinaldo Transportes" / PL
2º Secretário: Claudio de Souza "Professor Claudio" / PP



Lista de Presença na Sessão
Aparecido Biancho "Bianco" / PT
Belmiro da Silva Farias "Belmiro Barbeiro" / PP
Claudio de Souza "Professor Claudio" / PP
Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar" / PSB
Edinaldo Cardoso Silverio "Edinaldo Transportes" / PL
Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako" / PODE
Gilberto de Sousa Marques "Gilberto da Águas" / PV
Gilberto Messias de Pinas "Gil" / PSD
João Francisco do Nascimento "Bugrão" / PSDB
Thayná Menegazze Maciel "Thay Menegazze" / PL






Expedientes
1. Abertura da Sessão:

O Presidente da Câmara Municipal de Sarandi-PR, Sr. Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar", verificando a existência de quórum legal deu início à 28ª Reunião Ordinária do dia 11 de agosto de 2025.

2. Leitura de um texto bíblico:

A convite do Senhor Presidente, o vereador Claudio de Souza "Professor Claudio" procedeu a leitura de um texto bíblico.

3. Deliberação da Ata da Sessão anterior:

O Presidente colocou as atas da 15ª e 16ª Sessões Extraordinárias dos dias 30 de julho e 6 de agosto de 2025, e a Ata da 27° Sessão Ordinária do dia 4 de agosto de 2025 e a para aprovação. Não havendo pedidos de impugnação ou retificação, as atas foram aprovadas.

4. Correspondências recebidas pela Câmara:

Ofício nº 70/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando Projeto de Lei que “Altera a Lei Municipal nº 2.147/2015, de 18.05.2015, que Dispõe sobre o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - CMPIR, do Município de Sarandi, Estado do Paraná e dá outras providências.”;

Ofício nº 71/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando Projeto de Lei que “Dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial e dá outras providências.”; 

Ofício nº 72/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando Projeto de Lei que “Altera a Lei Municipal nº 2.709/2021, de 18.08.2021, e dá outras providências.”;

Ofício nº 73/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando Projeto de Lei que “Dispõe sobre a solicitação de revogação da Lei nº 704/1997 e a aprovação do Projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDME da criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher - FMDM, e dá outras providências.”; 

Ofício nº 74/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando Projeto Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 6050/2025;

Ofício nº 75/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando Projeto de Lei que “Dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial e dá outras providências para construção da Praça Céu da Cultura.”;

Ofício nº 76/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando Projeto de Lei que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a desapropriar área em razão do interesse público, na maneira que especifica. Rua Júlio Dvoranen”;

Ofício nº 77/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando Projeto de Lei que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a desapropriar área em razão do interesse público, na maneira que especifica. Para implantação de uma Casa de Custódia.”;

Ofício nº 78/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando Projeto de Lei que “Dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial e de outras providências. Avenida Montreal.”;

Ofício nº 1.485/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando servidores para PAD;

Ofício nº 1.499/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando convite para inauguração dos viadutos;

Ofício nº 1.530/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando o nome de Fábio de Souza Silveira “Fábio Balako” como novo líder do governo;

Ofício nº 1509/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando respostas aos Requerimentos e Indicações da 19ª Sessão Ordinária;

Ofício nº 51/2025/DCL encaminhando Projeto para alteração da Resolução nº 3/2025;

Ofício nº 52/2025/DCL encaminhando questionamentos quanto ao Decreto Legislativo nº 6/2025.

5. Correspondências expedidas pela Câmara:

Ofício nº 109/2025/CMS, da Câmara – Ao Senhor Carlos Alberto de Paula Júnior – Prefeito – encaminhando os requerimentos e as indicações apresentados na 27ª Sessão Ordinária realizada no dia 4 de agosto de 2025;

Ofício nº 110/2025/CMS, da Câmara – À Senhora Caroline Paludetto Pascuti – Auditora de Controle Externo – solicitando prorrogação de prazo de resposta ao Processo nº 288270/2025;

Ofício nº 111/2025/CMS, da Câmara – Ao Senhor Carlos Alberto de Paula Júnior – Prefeito – encaminhando projetos de lei para sanção e/ou veto, promulgação e publicação.

6. Súmula dos novos Projetos protocolados:

Súmula do Projeto de Lei nº 3.559/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual “Altera a Lei Municipal nº 2.147/2015, de 18.05.2015, que Dispõe sobre o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - CMPIR, do Município de Sarandi, Estado do Paraná e dá outras providências.”;

Súmula do Projeto de Lei nº 3.560/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual “Dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial e dá outras providências.”;

Súmula do Projeto de Lei nº 3.561/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual “Altera a Lei Municipal nº 2.709/2021, de 18.08.2021, e dá outras providências.”;

Súmula do Projeto de Lei nº 3.562/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual “Dispõe sobre a solicitação de revogação da Lei nº 704/1997 e a aprovação do Projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDME da criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher - FMDM, e dá outras providências.”;

Súmula do Projeto de Lei nº 3.563/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual “Dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial e dá outras providências para construção da Praça Céu da Cultura.”;

Súmula do Projeto de Lei nº 3.564/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual “Autoriza o Poder Executivo Municipal a desapropriar área em razão do interesse público, na maneira que especifica. Rua Júlio Dvoranen”;

Súmula do Projeto de Lei nº 3.565/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual “Autoriza o Poder Executivo Municipal a desapropriar área em razão do interesse público, na maneira que especifica. Para implantação de uma Casa de Custódia.”; 

Súmula do Projeto de Lei nº 3.566/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual “Dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial e dá outras providências. Avenida Montreal.”;

Súmula do Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2025, da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, o qual “Dispõe sobre a aceitação do ‘Veto parcial nº 3/2025’ ao Projeto de Lei Complementar nº 647/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal, o qual ‘Altera a Lei Complementar nº 115, de 27 de maio de 2005 e dá outras providências.’”.

 




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 242 de 2025
Turno: Único
Autor: Belmiro da Silva Farias "Belmiro Barbeiro"
Número de Protocolo: 714
Indica a alteração para sentido único da Rua Paranaíba, localizada no Jardim Gralha Azul. Tal medida visa promover maior fluidez e agilidade no tráfego da região, contribuindo significativamente para a organização viária e a segurança dos usuários.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela presidência
2 - Indicação nº 243 de 2025
Turno: Único
Autor: Claudio de Souza "Professor Claudio"
Número de Protocolo: 715
Indica a instalação de cesto removível, nas “bocas de lobo”, na esquina da Rua Castro Alves com a Avenida Londrina. Esse é um tipo de dispositivo de drenagem urbana que possui uma estrutura que permite o recolhimento periódico de resíduos sólidos, evitando que entrem na rede de esgoto e causem entupimento e poluição.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela presidência
3 - Indicação nº 244 de 2025
Turno: Único
Autor: Claudio de Souza "Professor Claudio"
Número de Protocolo: 716
Indica a instalação de cesto removível, nas “bocas de lobo”, na esquina da Rua Castro Alves com a Avenida Londrina. Esse é um tipo de dispositivo de drenagem urbana que possui uma estrutura que permite o recolhimento periódico de resíduos sólidos, evitando que entrem na rede de esgoto e causem entupimento e poluição.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela presidência
4 - Indicação nº 245 de 2025
Turno: Único
Autor: Gilberto de Sousa Marques "Gilberto da Águas"
Número de Protocolo: 717
Indica que solicite à Secretária Estadual de Segurança Pública, a retirada da Delegacia do centro da cidade, que atualmente fica ao lado do Colégio Santa Ana - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Há pedidos e reclamações de pais de alunos, relatando que ao deixarem seus filhos para irem trabalhar, tem grandes preocupações pelos riscos que local pode trazer. A proximidade entre uma escola e uma delegacia cria um ambiente de medo e insegurança tanto para os alunos quanto para os professores. Além disso, a presença de uma delegacia, especialmente em casos de superlotação, pode gerar temor quanto a possíveis fugas e ações de indivíduos em situação irregular, representando riscos para a escola.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela presidência
5 - Indicação nº 246 de 2025
Turno: Único
Autor: Gilberto de Sousa Marques "Gilberto da Águas"
Número de Protocolo: 718
Indica que realize um estudo para a implementação de treinamentos de primeiros socorros voltados às mães de Sarandi. Essa iniciativa seria especialmente direcionada às mães que fazem entrada para o pré-natal, mas também estaria aberta a todas as mulheres interessadas em aprender a salvar vidas. A proposta é que as UBS, sob a responsabilidade dos serviços de pré-natal, ofereçam um treinamento básico de primeiros socorros, levando em consideração as dificuldades enfrentadas no primeiro contato com o bebê, com o objetivo de protegê-lo de acidentes, especialmente casos de afogamento. O programa “Salva Mais Vidas” visa fornecer às mães conhecimentos essenciais de primeiros socorros, para que, em situações emergenciais, possam realizar o primeiro atendimento, reduzindo riscos de fatalidades. Além disso, esse acesso permitirá que os pais tenham dicas técnicas que podem antecipar procedimentos até a chegada do suporte especializado, como nos casos de afogamento, sufocamento ou queimaduras leves.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela presidência
6 - Indicação nº 247 de 2025
Turno: Único
Autor: Gilberto Messias de Pinas "Gil"
Número de Protocolo: 719
Indica a necessidade da implantação de um laboratório especializado no tratamento de feridas, no âmbito da rede pública de saúde. Tal unidade visa oferecer cuidados específicos e contínuos a pacientes com feridas crônicas, como úlceras diabéticas e lesões por pressão, contribuindo para a redução de complicações, internações hospitalares e sobrecarga dos serviços de saúde.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela presidência
7 - Indicação nº 248 de 2025
Turno: Único
Autor: João Francisco do Nascimento "Bugrão"
Número de Protocolo: 720
Indico a instalação de um quebra-molas na Rua Salvador Jordano, em frente ao nº 1294, no bairro Jardim Paulista. Tal solicitação visa atender as demandas dos moradores locais quanto a segurança viária, tendo em vista a alta velocidade com que veículos trafegam pelo trecho, colocando em risco pedestre, ciclista e condutores. A implantação de redutor de velocidade nesse ponto contribuirá para a prevenção de acidentes e maior tranquilidade da comunidade.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela presidência
8 - Indicação nº 249 de 2025
Turno: Único
Autor: João Francisco do Nascimento "Bugrão"
Número de Protocolo: 721
Indica a necessidade de realização de recapeamento asfáltico na Rua das Nações, localizada no bairro Jardim Paulista, especificamente entre os nº 102 até nº 14-A.Tal medida se faz urgente necessária diante das condições precárias do pavimento, que vêm causando transtornos a população local, comprometendo a segurança de motorista e pedestre, além de afetar a mobilidade urbana.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela presidência



Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako"
comentou sobre assuntos da pauta

2 - Gilberto Messias de Pinas "Gil"
comentou sobre assuntos da pauta

3 - Aparecido Biancho "Bianco"
comentou sobre assuntos da pauta

4 - Claudio de Souza "Professor Claudio"
comentou sobre assuntos da pauta.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Aparecido Biancho "Bianco" / PT
Belmiro da Silva Farias "Belmiro Barbeiro" / PP
Claudio de Souza "Professor Claudio" / PP
Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar" / PSB
Edinaldo Cardoso Silverio "Edinaldo Transportes" / PL
Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako" / PODE
Gilberto de Sousa Marques "Gilberto da Águas" / PV
Gilberto Messias de Pinas "Gil" / PSD
João Francisco do Nascimento "Bugrão" / PSDB
Thayná Menegazze Maciel "Thay Menegazze" / PL



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Requerimento nº 197 de 2025
Autor: Aparecido Biancho "Bianco"
Número de Protocolo: 705
1 - Qual é o público-alvo definido para ser atendido por este departamento? 2 - Quem compõe o corpo técnico responsável pela avaliação das situações de risco e pela definição dos critérios de pobreza? 3 - Quantas equipes atuam diretamente na execução das ações deste programa? 4 - Qual é o tempo médio entre a procura pelo atendimento por parte de uma pessoa em situação de vulnerabilidade social e o efetivo início do acompanhamento ou acolhimento? 5 - Quais são os procedimentos e etapas adotados pelas equipes técnicas no processo de atendimento aos beneficiários? 6 - Quantos usuários do sistema procuram o (CRAS) centro e referência de assistência social mensalmente para adquirir cesta básica? 7 - Há um controle sobre estes atendidos? 8 - Quantas cestas básicas são disponibilizadas mensalmente a população Sarandiense? Considerando a importância da transparência na execução de políticas públicas voltadas à superação da pobreza e à garantia dos direitos sociais, é fundamental que esta Câmara Municipal tenha pleno conhecimento das ações desenvolvidas, dos critérios utilizados, da estrutura técnica envolvida e da efetividade do projeto em questão. A presente solicitação visa assegurar o acompanhamento e a fiscalização das políticas públicas, em consonância com o princípio da função fiscalizadora do Poder Legislativo Municipal.


Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
2 - Requerimento nº 198 de 2025
Turno: Único
Autor: Aparecido Biancho "Bianco"
Número de Protocolo: 706
Ofício ao Poder Executivo Municipal, solicitando que encaminhe a esta Casa Legislativa informações referentes às Organizações da Sociedade Civil (OSC) existentes no Município: 1- Quantas Organizações da Sociedade Civil (OSC) atuam formalmente no município, com registros atualizados e aptas a celebrar parcerias com o poder público? 2 - Se tais entidades possuem capacidade instalada para atender, de forma contínua e segura, até duas mil crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, garantindo a qualidade dos serviços prestados? 3 - Relação completa e atualizada dos endereços onde estão localizadas essas OSCs, indicando bairros e regiões atendidas? 4 - Informações sobre as políticas públicas de apoio ao deslocamento das mães e responsáveis, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, que dependem do acesso a essas instituições? 5 - Esclarecimentos sobre a estrutura física e operacional das OSC voltadas ao atendimento de crianças de 0 a 2 anos, especialmente quanto à disponibilidade de espaços adequados para banho e trocas de fraldas, respeitando as normas sanitárias e de segurança? O presente requerimento visa garantir o direito das famílias a serviços socioeducativos de qualidade, principalmente nos primeiros anos da infância, etapa crucial para o desenvolvimento integral das crianças. Considerando a crescente demanda por vagas e o papel estratégico das OSCs na execução de políticas públicas, é imprescindível que o Poder Executivo apresente um diagnóstico preciso da situação atual, a fim de subsidiar esta Casa de Leis em sua função fiscalizadora e propositiva.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
3 - Requerimento nº 199 de 2025
Turno: Único
Autor: Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar"
Número de Protocolo: 707
Ofício ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações sobre o seguinte: Se há estudo de viabilidade para a disponibilização de um ônibus destinado ao transporte de pacientes e acompanhantes até a sede da Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR). A presente solicitação fundamenta-se na realidade enfrentada por diversas famílias cujos membros – crianças, adolescentes e adultos – realizam tratamento na ANPR e enfrentam dificuldades para se deslocar até o local, especialmente aqueles com mobilidade reduzida ou que dependem exclusivamente do transporte público. A disponibilização de um ônibus pela Prefeitura, com horários regulares e compatíveis com os agendamentos dos atendimentos, representará um avanço significativo na garantia de dignidade, segurança e acesso aos serviços de saúde e reabilitação, beneficiando diretamente os usuários e suas famílias.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
4 - Requerimento nº 200 de 2025
Turno: Único
Autores: Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar", Aparecido Biancho "Bianco", Edinaldo Cardoso Silverio "Edinaldo Transportes", Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako"
Número de Protocolo: 708
Ofício ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações sobre o seguinte: A viabilidade de envio à Câmara Municipal de Sarandi de um Projeto de Lei nos moldes do PL nº 3540/2025, que “Dispõe sobre a proibição do descarte irregular de lixo em áreas públicas do Município”, institui penalidades administrativas, recompensas por denúncias, e autoriza a instalação de câmeras de monitoramento para fins de fiscalização ambiental. O referido projeto, de autoria parlamentar, foi amplamente debatido e bem acolhido pela população, mas não pôde prosperar em razão de vício formal de iniciativa, por tratar de matéria de competência exclusiva do Poder Executivo. Diante disso, solicitamos que seja reapresentado de forma regular por iniciativa do Executivo Municipal, considerando seu elevado interesse público. O projeto já se encontra em vigor em outras cidades do nosso estado por exemplo, “Cidadania Ativa”, adotado com êxito na cidade vizinha de Maringá. Esse modelo tem se mostrado eficaz na redução do descarte irregular de resíduos, atos de vandalismo e outras práticas lesivas aos espaços públicos, ao incentivar a participação da população no monitoramento urbano por meio de registros (fotos e vídeos) enviados por canais oficiais, como o WhatsApp da Ouvidoria ou o portal da Prefeitura. Além disso, a proposta prevê premiações simbólicas às denúncias mais relevantes, preservando o sigilo dos denunciantes e promovendo a conscientização coletiva, o engajamento cidadão e a fiscalização colaborativa. E também o Poder Executivo poderá instalar câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, especialmente em locais com maior incidência de descarte irregular de lixo, com o objetivo de auxiliar na fiscalização e identificação de infratores. Diante da relevância e do sucesso de programas similares em municípios do nosso estado, entendemos que Sarandi também pode se beneficiar com sua implementação.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
5 - Requerimento nº 201 de 2025
Turno: Único
Autores: Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako", Aparecido Biancho "Bianco", Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar"
Número de Protocolo: 709
Ofício ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações sobre o seguinte: A viabilidade para a construção de uma base de apoio destinada aos motoboys que atuam na região central do Município. A solicitação tem como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho a esses profissionais que prestam um serviço essencial à população, especialmente no transporte de documentos, mercadorias e serviços de entrega em geral. A base de apoio poderá oferecer estrutura mínima, como: área de descanso e cobertura contra sol e chuva, pontos de carregamento de smartphones, ponto de acesso à água potável, banheiros, estacionamento ou ponto de parada temporária para motos. Além de garantir melhores condições de trabalho, essa estrutura também contribuirá para organização do trânsito local e valorização dos trabalhadores que atuam diariamente nas ruas da cidade.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
6 - Requerimento nº 202 de 2025
Turno: Único
Autores: Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako", Aparecido Biancho "Bianco", Claudio de Souza "Professor Claudio"
Número de Protocolo: 710
Ofício ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações sobre o seguinte: Sobre a possibilidade de instituir um programa de premiação aos contribuintes que estiverem com seus tributos municipais em dia, como forma de reconhecimento e estímulo à adimplência. A presente iniciativa visa reconhecer e valorizar os contribuintes que cumprem com suas obrigações fiscais dentro dos prazos estabelecidos, promovendo a cultura da regularidade fiscal no Município de Sarandi. A adoção de um programa de premiação, como sorteio de prêmios, poderá incentivar a regularização de débitos por parte de inadimplentes e aumentar a arrecadação municipal de forma voluntária e cidadã. Além disso, tal medida estimula a justiça fiscal, na medida em que prestigia o bom contribuinte e promove maior engajamento da população com a administração pública.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
7 - Requerimento nº 203 de 2025
Turno: Único
Autores: Gilberto Messias de Pinas "Gil", Aparecido Biancho "Bianco"
Número de Protocolo: 711
Ofício ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações sobre o seguinte: Sobre a possibilidade de realizar um estudo de viabilidade técnica para a instalação de um quebra-molas, na Avenida Brasil, nas proximidades do nº 235, próximo ao posto de gasolina. A solicitação se justifica pelo intenso fluxo de veículos que trafegam em alta velocidade no local, o que representa risco à segurança de pedestres e motoristas.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
8 - Requerimento nº 204 de 2025
Turno: Único
Autor: Thayná Menegazze Maciel "Thay Menegazze"
Número de Protocolo: 712
Ofício ao Poder Executivo Municipal, com cópia à Secretaria Municipal da Fazenda, o seguinte pedido de informação: Considerando: Que tramita nesta Casa o Projeto de Lei nº 3.531/2025, de autoria da vereadora signatária, que cria o Programa Sarandi Refresca, voltado à instalação de bebedouros públicos com acesso gratuito à água potável em praças, parques e espaços de lazer; Que, por envolver possível impacto financeiro ao Executivo, foi solicitado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, por meio do Ofício nº 50/2025/CLJRF, o envio de Estudo de Impacto Orçamentário Financeiro, conforme exigido pelos artigos 15 a 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal; Que a contabilidade da Câmara informou não possuir competência para estimar o impacto de projetos que envolvem recursos do Executivo, sendo responsabilidade da Secretaria da Fazenda a elaboração do estudo; Que, para atender à solicitação da Comissão, foram enviados os Ofícios nº 15/2025/GP (em 17/6/2025) e nº 18/2025/GP (em 8/7/2025) à Secretaria da Fazenda, sem qualquer resposta até o momento, o que impede o andamento do projeto nas comissões permanentes; Requeiro: 1 - Por qual motivo os ofícios acima mencionados não foram respondidos? 2 - Há previsão de envio do estudo solicitado? Em caso positivo, qual o prazo estimado? 3 - Quais providências estão sendo adotadas para assegurar o atendimento aos pedidos técnicos da Câmara dentro dos prazos legais? O estudo solicitado é essencial para a análise do projeto nas comissões, conforme determina a LRF. A ausência de resposta prejudica a tramitação legislativa e compromete a relação institucional entre os poderes. O presente requerimento visa garantir a transparência e a devida tramitação da matéria. relação institucional entre os poderes. O presente requerimento visa garantir a transparência e a devida tramitação da matéria.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
9 - Projeto de Lei Ordinária nº 3550 de 2025
Turno: Primeiro
Autor: Carlos Alberto de Paula Júnior - PREFEITO
Número de Protocolo: 659
Cria o Benefício Auxílio Aluguel Social e dá outras providências.
Aprovado(a).

Obs.: Projeto Substitutivo nº 49 de 11 de agosto aprovado por unanimidade em discussão e votação única. Emenda modificativa nº 5 de 11 de agosto aprovada por unanimidade em discussão e votação única. Projeto de Lei aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação.
10 - Requerimento nº 205 de 2025
Turno: Único
Autores: Thayná Menegazze Maciel "Thay Menegazze", Aparecido Biancho "Bianco"
Número de Protocolo: 713
ofício ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações sobre o seguinte: A quadra poliesportiva da Escola Municipal Masami Koga, localizada no Jardim Universal: 1 - Existe projeto técnico de reforma ou reconstrução da referida quadra? a) Em caso afirmativo, qual a data da elaboração, número do processo e cópia do projeto básico? b) Em caso negativo, qual a previsão da Administração para elaboração desse projeto? 2 - Existe previsão, ainda para o exercício de 2025, de publicação de edital visando à contratação de obra para reforma ou reconstrução da quadra? a) Em caso afirmativo, informar a estimativa de prazo, modalidade pretendida e dotação orçamentária prevista? b) Em caso negativo, justificar a ausência de programação orçamentária ou técnica? 3 - Foi realizada alguma vistoria técnica ou laudo de engenharia recente sobre a situação estrutural da quadra? a) Em caso afirmativo, encaminhar cópia do(s) documento(s) e data(s) das vistorias realizadas? b) Em caso negativo, há previsão para realização de laudo técnico? Este requerimento decorre de fiscalização in loco realizada por esta vereadora, em diálogo com a comunidade escolar da Escola Municipal Masami Koga. Durante a visita, constatamos que a quadra encontra-se interditada, em estado precário e completamente sem condições de uso. Professores, pais e funcionários relataram que o espaço, antes essencial para atividades escolares, esportivas e comunitárias, hoje está abandonado e sendo utilizado para práticas ilícitas, colocando em risco a segurança das crianças e da comunidade. Considerando que a ausência de projeto técnico inviabiliza a captação de recursos e a viabilização da obra, é fundamental obter informações objetivas e atualizadas sobre a situação documental e a previsão de intervenção por parte da Prefeitura.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade



Oradores da Ordem do Dia
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako"
declinou
2 - Gilberto Messias de Pinas "Gil"
declinou
3 - João Francisco do Nascimento "Bugrão"
Comentou sobre a remoção e guarda de veículos irregulares através da Semutrans de Sarandi e parceria com empresa terceirizada
4 - Thayná Menegazze Maciel "Thay Menegazze"
Comentou sobre a obra do Novo Paço Municipal, fazendo compromisso com a fiscalização para a conclusão desta obra
5 - Aparecido Biancho "Bianco"
Comentou sobre a Importância da implantação do Transporte Público Gratuito, apontando que que esse Transporte acontece na cidade de Cianorte.



Ocorrências da Sessão

O Presidente Dionizio Aparecio Viaro, solicitou, por questão de ordem, a correção da data da ata da 27ª reunião, alterando-a de 28 de julho para 4 de agosto de 2025, para fins de aprovação. O Presidente submeteu à votação o Requerimento nº 206/2025, de autoria do vereador Fábio Balako, que solicitava a inclusão do Projeto de Lei nº 3.550/2025 na Ordem do Dia. O requerimento foi aprovado e o projeto incluído como último item da pauta. Em seguida, o Presidente apresentou a solicitação de regime de urgência, do Poder Executivo Municipal, aos projetos de Lei nº 3.565/2025 e 3.566/2025, solicitação aprovada por unanimidade pelos parlamentares presentes. Durante a leitura dos itens da Ordem do Dia, o Presidente ausentou-se temporariamente, e o Vice-Presidente, Fábio de Souza Silveira, assumiu a condução dos trabalhos. Por questão de ordem, solicitou a suspensão da sessão por 10 minutos. Antes da votação do Projeto de Lei nº 3.550/2025, o Presidente suspendeu novamente a sessão para que as comissões pudessem emitir parecer sobre o projeto. Ao final, informou que o parecer das comissões foi favorável. 

 




Considerações Finais

O arquivo audiovisual, na íntegra, desta sessão encontra-se disponível no seguinte endereço eletrônico: https://sapl.sarandi.pr.leg.br/sessao/586.




Conteúdo Multimídia