Lei Complementar nº 229, de 29 de outubro de 2009
Dada por Lei Complementar nº 229, de 29 de outubro de 2009
GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL;
GRUPO OCUPACIONAL ADMINISTRATIVO;
GRUPO OCUPACIONAL SERVIÇOS GERAIS;
Abrangem as atividades que requerem grau elevado de atividade mental e se relacionam a aspectos teóricos e práticos de campos complexos do conhecimento humano. Exigem estudos acadêmicos- ensino superior, externos e profundos, para o bom desempenho do cargo.
Incluem ocupações qualificadas ou semiqualificadas, sendo suas funções administrativos operacionais que requeiram o conhecimento interno e minucioso dos processos envolvidos no trabalho, exigem o exercício de ação coordenada limitada a uma rotina bem definida. Incluem-se neste grupo as ocupações manuais simples que põem ser executadas após curto período de aprendizado, Os ocupantes deste grupo deverão possuir conhecimentos de nível de ensino médio e qualificação técnica especifica na área de atuação.
Compreendem atividades cujas tarefas requerem conhecimento prático do trabalho limitado a uma rotina onde predomina o esforço físico.
"Art. 49 - A Diretoria Executiva do PRESERV será exercida por um Superintendente, contando ainda com um Procurador Jurídico, um Diretor Contábil, e um Diretor de Benefícios.
§ 1° - O Chefe do Poder Executivo nomeará um servidor para exercer o cargo de Superintendente, que perceberá remuneração equivalente a dos Secretários Municipais.
Art. 50 - Em face do que determina o artigo anterior ficam criados, para compor o Quadro de Pessoal do PRESERV, os seguintes cargos de provimento comissionado, cujos símbolos respectivos encontram-se discriminados no Anexo II, desta Lei :
01 cargo de Procurador Jurídico;
01 cargo de Diretor Contábil; e
01 cargo de Diretor de Benefícios.
1. CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO/REFERÊNCIA –GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL-GOP
Nomenclatura | Grupo Ocupacional | Carga Horária Semanal | Quantidade de Vagas |
Advogado | GOP/A | 20 horas | 01 |
Contador | GOP/B | 40 horas | 01 |
2. CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO/REFERÊNCIA –GRUPO OCUPACIONAL ADMINISTRATIVO-GOA
Nomenclatura | Grupo Ocupacional | Carga Horária Semanal | Quantidade de Vagas |
Assistente administrativo | GOA/A | 40 horas | 02 |
Recepcionista | GOP/B | 40 horas | 02 |
3. CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO/RFERÊNCIA- GRUPO SERVIÇOS GERAIS-GOSG
Nomenclatura | Gripo Ocupacional | Carga Horária Semanal | Quantidade de Vagas |
Auxiliar de Serviços Gerais (Feminino) | GOSG | 40 horas | 02 |
CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO-QUADRO QUANTITATIVO
Nº de Cargos | Denominação | Símbolo |
01 | Superintendente | CC-1 |
01 | Procurador Jurídico | CC-1 |
01 | Diretor Contábil | CC-2 |
01 | Diretor de Benefícios | CC-2 |
1.TABELA DE VENCIMENTOS “A” –DOS CARGOS EFETIVOS
Nomenclatura | Vencimentos – R$;. |
Advogado | 1.441,24 |
Contador | 2.784,94 |
Assistente Administrativo | 994,50 |
Recepcionista | 487,00 |
Auxiliar de Serviços Gerais Feminino | 487,00 |
2.TABELA DE VENCIMENTOS “B” –DOS CARGOS EM COMISSÃO
Símbolo | Vencimento – R$. |
Superintendente | 2.818,48 |
CC-1 | 2.818,48 |
CC-2 | 1.820,19 |
DESCRIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS EFETIVOS:
1. ADVOGADO: Postulam, em nome da Autarquia, em juízo propondo ou contestando ações, solicitando providencias junto ao magistrado ou ministério público, avaliando provas documentais e orais, realizando audiências trabalhistas penais comuns e cíveis, instruindo a parte e atuando administrativamente nas questões em que for solicitado, promovendo pareceres nos processos de aposentadoria e pensão dos servidores,e pareceres jurídicos em sindicância e processo administrativo.
CARACTERISTICAS DO TRABALHO: Trabalham em serviços na administração pública, assalariados em ambiente fechado e em horário diurno executam suas funções com supervisão na execução de leis, pareceres jurídicos sindicâncias e processos administrativos e demais serviços que a Autarquia vier a solicitar relativo aos trabalhos jurídicos destes profissionais.
FORMAÇÃO: O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e exame da OAB do estado do domicilio do bacharel em direito. O acesso as funções ocorre por meio de concurso público.
CARGA HORÁRIA: 20 horas
2. CONTADOR: Supervisiona coordena e executa serviços inerentes a contabilidade em geral da Autarquia. Escritura analiticamente os atos ou fatos administrativos, efetuando os correspondentes lançamentos contábeis para possibilitar o controle contábil e orçamentário, promove prestação de contas conciliação de contas em geral, confere saldos. Realiza empenhos, verificando a classificação e a existência de recursos nas dotações orçamentárias para pagamento dos compromissos assumidos, Elabora demonstrativos contábeis, mensais, trimestrais, semestrais e anuais, relativos a execução orçamentária e financeira em consonância com leis regulamentos e normas vigentes, para apresentar resultados da situação patrimonial econômica e financeira, Executa outras tarefas correlatas e determinadas por superior hierárquico. Alimentam os programas do Tribunal de Contas do Paraná, com as informações contábeis exigidas pelo Órgão fiscalizador.
CARACTERISTICAS DO TRABALHO:Trabalham em órgãos público, junto a departamento contábil, são servidores públicos, Costumam se organizar de forma individual, trabalhando sob supervisão em ambiente fechado e em horário diurno.
FORMAÇÃO:Curso superior em ciências contábeis e registro no órgão de classe –CRC. O acesso ocorre por meio de concurso público.
CARGA HORÁRIA: 40 horas
3. ASSISTENTE ADMINISTRATIVO: Executam serviços de apóio nas áreas administrativas finanças e logísticas, tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos, em especial aos procedimentos relativos aos processos de aposentadoria e pensão dos servidores públicos municipais da Autarquia; preparam folha de pagamento dos segurados da Autarquia e dos servidores; executam serviços gerais de escritório.
CARACTERISTICAS DO TRABALHO: Trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas e se organizam em equipe tendo supervisão permanente. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno.
FORMAÇÃO:Ensino médio completo. O acesso as funções se dá por meio de concurso.
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
4. RECEPCIONISTA: Recepcionam e prestam serviços de apoio a administração visitantes e segurados da Autarquia, prestam atendimento telefônico e fornecem informações marcam entrevistas ou consultas e recebem os interessados nos serviços da Autarquia, averiguam as suas necessidades e os encaminham ao setor competente. Auxiliam na administração entre outros no arquivamento de documentos, atualização de dados magnéticos, organizam informações e planejam o trabalho cotidiano.
CARACTERISTICAS DO TRABALHO: São servidores públicos. Trabalham nas áreas de recepção em órgãos de administração da Autarquia pública, em equipe ou individualmente em ambientes fechados, com supervisão e em horário diurno.
FORMAÇÃO:Ensino médio completo e curso básico de qualificação. O acesso se dá por meio de concurso público.
CARGA HORÁRIA:40 HORAS
5. AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS FEMININO: Realizam serviços de limpeza em geral, na Autarquia municipal, realizam a higienização do ambiente, realizam serviços de copa e cozinha. Controlam atividades de conservação e trabalham seguindo as normas de segurança higiene qualidade e proteção do meio ambiente.Prestam serviços de auxilio na área administrativa, na organização de documentos e arquivos, recebimentos e expedição de malotes.
CARACTERISTICAS DO TRABALHO: São servidores da administração pública, auxiliam na limpeza e conservação do prédio público, organizam-se em equipe ou individualmente, com supervisão permanente, em ambientes fechados ou abertos no período diurno. No desenvolvimento do trabalho podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a ruídos intensos.
FORMAÇÃO: Ensino fundamental completo. O acesso a função ocorre por meio de concurso público.
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
DESCRIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS COMISSIONADOS:
PROCURADOR JURÍDICO: Desempenham função junto a Superintendência, de consultoria jurídica internam além de representar o Superintendente nas ações judiciais em que a Autarquia for parte ou tiver interesse direto ou indireto.
FORMAÇÃO: O exercício desta ocupação requer ensino superior completo e exame da OAB do Estado do domicílio do bacharel em direito.
DIRETOR CONTÁBIL: Desempenhará função de gerenciamento de controle financeiro, contábil e fiscal junto a Autarquia Preserv. Gerencia os lançamentos contábeis, confere a prestação de contas elaborada pelo Contador, fiscaliza a execução dos empenhos de pagamento. Confere a dotação orçamentária, bem como o envio das informações contábeis ao Tribunal de Contas do Paraná.
FORMAÇÃO: Curso Superior em ciências Contábeis e registro no órgão de classe – CRC.
DIRETOR DE BENEFÍCIOS: Manter atualizado o cadastro cd servidores segurados ativos e inativos, bem como de seus dependentes. Responder pela exatidão das carências e demais obrigações exigidas para a concessão de quaisquer benefícios requeridos pelos segurados. Proceder o atendimento e a orientação as segurados quanto aos seus direitos e deveres para com o PRESERV. Proceder o levantamento estatístico de benefícios concedidos a serem concedidos. Propor a contratação do atuário para proceder as revisões atuariais. Fiscalizar os benefícios concedidos e a conceder, propondo vetos quando necessários.
FORMAÇÃO: Ensino Médio Completo.