Resumo (3ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 17/02/2025 - 17:30
Encerramento: 17/02/2025 - 18:10



Mesa Diretora
Presidente: Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar" / PSB
Vice-Presidente: Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako" / PODE
1º Secretário: Edinaldo Cardoso Silverio "Edinaldo Transportes" / PL
2º Secretário: Claudio de Souza "Professor Claudio" / PP



Lista de Presença na Sessão
Aparecido Biancho "Bianco" / PT
Belmiro da Silva Farias "Belmiro Barbeiro" / PP
Claudio de Souza "Professor Claudio" / PP
Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar" / PSB
Edinaldo Cardoso Silverio "Edinaldo Transportes" / PL
Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako" / PODE
Gilberto de Sousa Marques "Gilberto da Águas" / PV
Gilberto Messias de Pinas "Gil" / PSD
João Francisco do Nascimento "Bugrão" / PSDB
Thayná Menegazze Maciel "Thay Menegazze" / PL






Expedientes
1. Abertura da Sessão:

O Presidente da Câmara Municipal de Sarandi-PR, Sr. Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar", verificando a existência de quórum legal deu início à 3ª Reunião Ordinária do dia 17 de fevereiro de 2025.

2. Leitura de um texto bíblico:

A convite do Senhor Presidente, o vereador Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako" procedeu a leitura de um texto bíblico.

3. Deliberação da Ata da Sessão anterior:

O Presidente colocou a Ata da 1ª Sessão Ordinária do dia 3 de fevereiro de 2025, 3ª Sessão Extraordinária do dia 4 de fevereiro de 2025, 2ª Sessão Ordinária do dia 10 de fevereiro de 2025, 4ª Sessão Extraordinária do dia 13 de fevereiro de 2025 e 5ª Sessão Extraordinária do dia 14 de fevereiro de 2025 para aprovação. Não havendo pedidos de impugnação ou retificação, as atas foram aprovadas.

4. Correspondências recebidas pela Câmara:

Ofício nº 12/2025/CMS, da Câmara – A Adriana de Oliveira Chaves Palmieri  –Secretária Municipal de Educação –Comunicando a Vossa Senhoria que se atente para o conteúdo do Ofício nº 1 / 2025 / DAELPEEL;

Ofício nº 13/2025/CMS, da Câmara – Ao Senhor Carlos Alberto de Paula Júnior – Prefeito – Encaminhando a Vossa Excelência os requerimentos e as indicações apresentados na 2ª Sessão Ordinária realizada no dia 10 de fevereiro de 2025;

Ofício nº 14/2025/CMS, da Câmara – Ao Senhor Carlos Alberto de Paula Júnior – Prefeito – Comunicando a Vossa Excelência que se atente para o conteúdo dos Ofício nº 3 / 2025 / COF, Ofício nº 8 /2025 / CLJRF e Ofício nº 9 / 2025 / CLJRF;

Ofício nº 15/2025/CMS, da Câmara – Ao Senhor Carlos Alberto de Paula Júnior – Prefeito – Comunicando a Vossa Excelência que se atente para o conteúdo do Ofício nº 11 / 2025 / CLJRF;

Ofício nº 16/2025/CMS, da Câmara – Ao Senhor Carlos Alberto de Paula Júnior – Prefeito – Comunicando a Vossa Excelência que se atente para o conteúdo do Ofício nº 12 / 2025 / CLJRF;

Ofício nº 17/2025/CMS, da Câmara – Ao Senhor Carlos Alberto de Paula Júnior – Prefeito – Encaminhando projetos de lei para sanção e/ou veto, promulgação e publicação;

Ofício nº 18/2025/CMS, da Câmara – Ao Senhor Carlos Alberto de Paula Júnior – Prefeito – Comunicando arquivamento de Projeto de Lei.

5. Correspondências expedidas pela Câmara:

Ofício nº 11/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando projeto de lei complementar “Dispõe sobre a alteração da Lei 115/2005 quanto a estrutura, administrativa, e da outras providencias.”;

Ofício nº 12/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando projeto de lei complementar “Altera a Lei 115/2005 e Dispõe sobre a criação e estruturação da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher no âmbito do Município de Sarandi, do Estado do Paraná e dá outras providências.”;

Ofício nº 13/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando projeto de lei “Altera a Lei 3051/2024 e dispõe sobre a estruturação da Secretaria Municipal de Cultura e juventude, no âmbito do Município de Sarandi, do Estado do Paraná e dá outras providências.”;

Ofício nº 14/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando projeto de lei complementar “Altera a Lei 115/2005 e dispõe sobre a criação e estruturação da Secretaria Municipal de Cultura e juventude, no âmbito do Município de Sarandi, do Estado do Paraná e dá outras providências.”;

Ofício nº 15/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando projeto de lei complementar “Altera a Lei 407/2022 no âmbito do Município de Sarandi, do Estado do Paraná e dá outras providências.”;

Ofício nº 16/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando projeto de lei complementar “Altera a Lei 364/2018 no âmbito do Município de Sarandi, do Estado do Paraná e dá outras providências.”;

Ofício nº 17/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando projeto de lei complementar “Dispõe sobre o Programa para Recuperação de Créditos Fiscais - REFIS, parcelamento dos créditos tributários e não tributários, vencidos ou inscritos em dívida ativa, ajuizados ou protestados perante o fisco municipal.”;

Ofício nº 171/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando alterações ao Projeto de Lei Complementar nº 624/2025;

Ofício nº 178/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando alterações ao Projeto de Lei Complementar nº 624/2025;

Ofício nº 192/2025 do Gabinete do Prefeito solicitando retirada do Projeto de Lei Complementar nº 622/2025;

Ofício nº 232/2025 do Gabinete do Prefeito encaminhando informações do Projeto de Lei Complementar nº 623/2025;

Ofício nº 12/2025 do Sismus.

6. Súmula dos novos Projetos protocolados:

Súmula do Projeto de Lei Complementar nº 625/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual "Dispõe sobre a alteração da Lei 115/2005 quanto a estrutura, administrativa, e da outras providencias.";

Súmula do Projeto de Lei Complementar nº 626/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual "Altera a Lei 115/2005 e Dispõe sobre a criação e estruturação da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher no âmbito do Município de Sarandi, do Estado do Paraná e dá outras providências.";

 Súmula do Projeto de Lei Complementar nº 627/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual "Altera a Lei 115/2005 e dispõe sobre a criação e estruturação da Secretaria Municipal de Cultura e juventude, no âmbito do Município de Sarandi, do Estado do Paraná e dá outras providências.";

Súmula do Projeto de Lei Complementar nº 628/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual "Altera a Lei 407/2022 no âmbito do Município de Sarandi, do Estado do Paraná e dá outras providências.";

Súmula do Projeto de Lei Complementar nº 629/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual "Altera a Lei 364/2018 no âmbito do Município de Sarandi, do Estado do Paraná e dá outras providências.";

Súmula do Projeto de Lei Complementar nº 630/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual "Dispõe sobre o Programa para Recuperação de Créditos Fiscais - REFIS, Parcelamento dos créditos tributários e não tributários, vencidos ou inscritos em Divida Ativa, ajuizados ou protestados perante o Fisco Municipal." e

Súmula do Projeto de Lei nº 3515/2025, do Poder Executivo Municipal, o qual "Altera a Lei 3.051/2024 e dispõe sobre a estruturação da Secretaria Municipal de Cultura e juventude, no âmbito do Município de Sarandi, do Estado do Paraná e dá outras providências.".




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 49 de 2025
Turno: Deliberação
Autor: Aparecido Biancho "Bianco"
Número de Protocolo: 124
Indica ao senhor Prefeito que seja feito um acompanhamento junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em relação a obra da rede de esgoto na Rua Aglacir Binda Albert, pois a empresa fez os buracos e não está trabalhando na obra. Muita lama na rua, buracos causando acidentes, inclusive uma idosa caiu e fraturou a perna, também há várias crianças na rua e risco as mesmas.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela Presidência
2 - Indicação nº 50 de 2025
Turno: Deliberação
Autor: Aparecido Biancho "Bianco"
Número de Protocolo: 125
Indica ao senhor Prefeito que seja feita a roçada no final da Avenida Borsari Neto com a Rua 18, o mato está muito alto causando problemas muito grave aos moradores. A insegurança dos moradores, e também os animais soltos na rua, insetos, mosquito da dengue entre outros problemas causados falta de roçada.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela Presidência
3 - Indicação nº 51 de 2025
Turno: Deliberação
Autor: Belmiro da Silva Farias "Belmiro Barbeiro"
Número de Protocolo: 126
indica ao senhor Prefeito que solicite a Guarda Civil Municipal, que realize rondas mais frequentes na Estrada Jaguaruna, nos seguintes horários: das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas. Nestes horários, os ciclistas que por lá trafegam fazendo seus exercícios físicos ou mesmo passeando com seus filhos, estão se sentindo inseguros por alguns fatos de roubos de bicicletas que vem acontecendo.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela Presidência
4 - Indicação nº 52 de 2025
Turno: Deliberação
Autor: Belmiro da Silva Farias "Belmiro Barbeiro"
Número de Protocolo: 127
Indica ao senhor Prefeito a instalação de um Quebra-molas, na Rua Mário Consentino, em frente ao nº 653, Jardim Esplanada.Moradores estão reclamando do excesso de velocidade dos veículos que transitam por esta rua.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela Presidência
5 - Indicação nº 53 de 2025
Turno: Deliberação
Autor: Edinaldo Cardoso Silverio "Edinaldo Transportes"
Número de Protocolo: 128
Indica ao senhor Prefeito a necessidade de realizar reformas nas Escolas Municipais Cecília Meireles e Olinda Dias Pereira. Visando melhorar a infraestrutura e garantir um ambiente mais seguro e adequado para alunos, professores e funcionários.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela Presidência
6 - Indicação nº 54 de 2025
Turno: Deliberação
Autor: Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako"
Número de Protocolo: 129
Indica ao senhor Prefeito que seja feita a reforma e ampliação da Escola Municipal Masami Koga, no Jardim Universal. A escola está em estado precário para a utilização dos alunos e funcionários.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela Presidência
7 - Indicação nº 55 de 2025
Turno: Deliberação
Autor: Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako"
Número de Protocolo: 130
Indica ao senhor Prefeito a construção de um restaurante popular no Município de Sarandi. Um restaurante popular garante acesso a refeições com preços acessíveis, beneficiando pessoas de baixa renda, trabalhadores informais e estudantes.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela Presidência
8 - Indicação nº 56 de 2025
Turno: Deliberação
Autor: Gilberto de Sousa Marques "Gilberto da Águas"
Número de Protocolo: 141
Indica ao senhor Prefeito que providencie a construção de uma pista de caminhada na Praça dos Três Poderes, localizada no Centro de Sarandi. Assim, possibilitando maior lazer e qualidade de vida aos moradores.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela Presidência
9 - Indicação nº 57 de 2025
Turno: Deliberação
Autor: Gilberto Messias de Pinas "Gil"
Número de Protocolo: 132
Indica ao senhor Prefeito a implantação um semáforo na Avenida Cuiabá, no cruzamento com a Avenida Octávio Colli. Muitos motoristas estão utilizando este trecho, gerando um grande fluxo no trânsito.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela Presidência
10 - Indicação nº 58 de 2025
Turno: Deliberação
Autor: João Francisco do Nascimento "Bugrão"
Número de Protocolo: 133
indica ao senhor Prefeito a reforma da praça que está localizada entre a Avenida Cuiabá e a Rua Boa Vista, no Jardim Cruzeiro. Os brinquedos estão quebrados, mato alto e em péssimas condições para as crianças utilizarem.
Matéria lida

Obs.: Indicação aprovada por deferimento pela Presidência



Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Edinaldo Cardoso Silverio "Edinaldo Transportes"
declinou

2 - Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako"
declinou

3 - Gilberto Messias de Pinas "Gil"
declinou




Lista de Presença na Ordem do Dia
Aparecido Biancho "Bianco" / PT
Belmiro da Silva Farias "Belmiro Barbeiro" / PP
Claudio de Souza "Professor Claudio" / PP
Dionizio Aparecido Viaro "Dionizio da Diocar" / PSB
Edinaldo Cardoso Silverio "Edinaldo Transportes" / PL
Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako" / PODE
Gilberto de Sousa Marques "Gilberto da Águas" / PV
Gilberto Messias de Pinas "Gil" / PSD
João Francisco do Nascimento "Bugrão" / PSDB
Thayná Menegazze Maciel "Thay Menegazze" / PL



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Requerimento nº 17 de 2025
Turno: Único
Autor: Aparecido Biancho "Bianco"
Número de Protocolo: 134
Ofício ao senhor Prefeito solicitando que informe a esta Casa Legislativa: Qual a quantidade de crianças que estavam matriculadas nos Centros de Educação Infantil particular? Qual a quantidade de crianças de 0 a 1 ano, de 2 e 3 anos e de 4 e 5 anos. Quais centros de educação infantil e ou escolas que receberão as novas matrículas? Dentro destes espaços, quantas salas serão ocupadas? Qual o prazo oficial para que estas crianças estejam de fato ocupando a instituição? Há corpo docente suficiente para atendimento público? Com o devido direito garantido de hora atividade? Sem superlotação, espaço suficiente para mobilidade? Da alimentação e produtos de higiene para atendimento das crianças? Cardápio: carne, fruta, hortifrúti em quantidades para alimentação saudável e nutritiva. A respeito da legislação local sobre a educação infantil no Município, está sendo cumprida? Essas respostas se tornam necessárias formalmente, pois estamos recebendo muitas reclamações de famílias e estamos tratando o assunto de forma genérica sem dados oficiais. A falta destas informações geram muito transtorno para a comunidade escolar principalmente mães que trabalham e tem horário para cumprir tempo supercontrolado para usar o transporte público, por parte da mudança de local onde as crianças estarão em sala, os locais ficam longe das referidas residências.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
2 - Requerimento nº 18 de 2025
Turno: Único
Autor: Aparecido Biancho "Bianco"
Número de Protocolo: 135
Ofício ao senhor Prefeito solicitando que informe a esta Casa Legislativa sobre a previsão para contração de médicos especialistas para atendimento da população, no Centro de Especialidades Médicas. Especialidades (Ceme) como: Cardiologista, Neurologista (adulto e pediátrico), Otorrinolaringologista (adulto e pediátrico), Reumatologista, Nefrologista, Urologista, Mastologista, Gastroenterologista, Ortopedista, Oftalmologista (adulto e pediátrico). A falta destes profissionais especialistas traz graves consequências a população pois a falta de um diagnostico precoce faz a diferença entre a vida e a morte.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
3 - Requerimento nº 19 de 2025
Turno: Único
Autor: Belmiro da Silva Farias "Belmiro Barbeiro"
Número de Protocolo: 136
Ofício ao senhor Prefeito solicitando que informe a esta Casa Legislativa se dentro do cronograma de obras do município, consta a construção de uma praça com um parque infantil e uma Academia da Terceira Idade (ATI), no Jardim França.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
4 - Requerimento nº 20 de 2025
Turno: Único
Autor: Gilberto de Sousa Marques "Gilberto da Águas"
Número de Protocolo: 137
Ofício ao senhor Prefeito solicitando que informe a esta Casa Legislativa sobre o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) localizado na Rua Alcides Nunes Ita Jorente nº 304, no Jardim Ouro Verde 2. Moradores cobram uma resposta de quando começará o funcionamento, pois os mesmos, precisam se deslocar para outros bairros, para levar os filhos.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
5 - Requerimento nº 21 de 2025
Turno: Único
Autor: Gilberto Messias de Pinas "Gil"
Número de Protocolo: 138
Ofício ao senhor Prefeito solicitando que informe a esta Casa Legislativa se implantará um redutor de velocidades (quebra-molas), na Rua Itália com a Rua Inglaterra e na Rua José Raimundo de Magalhães, próximo ao nº 37, no Jardim Europa. Alguns condutores não vem respeitando os limite de velocidade e estão trafegando acima do permitido, podendo causar acidentes.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
6 - Requerimento nº 22 de 2025
Turno: Único
Autor: Thayná Menegazze Maciel "Thay Menegazze"
Número de Protocolo: 139
ofício ao senhor Prefeito solicitando que informe a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de o Poder Executivo encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei que institua a regulamentação do horário especial de trabalho para servidores públicos municipais de Sarandi com deficiência ou que tenham cônjuge, companheiro(a), filho(a) ou dependente com deficiência, nos moldes do Decreto nº 297/2024 do Município vizinho Mandaguari. A medida visa garantir a redução de jornada de trabalho para servidores que comprovem a necessidade de cuidados intensivos e contínuos para seus dependentes, sem prejuízo da remuneração, conforme as condições estabelecidas no referido decreto. A implementação de um mecanismo que regulamente o horário especial de trabalho contribuirá significativamente para o bem-estar de servidores municipais que enfrentam desafios no cuidado de seus dependentes. Além disso, a aplicação de uma medida similar em Mandaguari demonstra a viabilidade e os benefícios dessa regulamentação, reforçando a importância da adoção de uma política pública similar em Sarandi, que respeite as especificidades e necessidades dessas famílias.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade
7 - Requerimento nº 23 de 2025
Turno: Único
Autor: Thayná Menegazze Maciel "Thay Menegazze"
Número de Protocolo: 140
ofício ao senhor Prefeito solicitando que informe a esta Casa Legislativa a possibilidade de o Poder Executivo encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei que institua auxílio financeiro ao filho, curatelado ou tutelado de servidor público municipal com deficiência moderada ou grave, doença rara incapacitante ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos moldes das legislações já vigentes em municípios como Mandaguari (Lei nº 3.930/2023 e Decreto nº 297/2023) e Marialva (Lei Complementar nº 410/2024). A concessão desse auxílio representa um importante suporte às famílias de servidores municipais que enfrentam desafios significativos no cuidado de seus dependentes. Além disso, a implementação dessa medida em municípios vizinhos demonstra sua viabilidade e impacto social positivo, reforçando a necessidade de sua adoção em Sarandi.
Aprovado(a).

Obs.: requerimento aprovado por unanimidade



Oradores da Ordem do Dia
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Aparecido Biancho "Bianco"
comentou sobre assuntos da pauta
2 - Edinaldo Cardoso Silverio "Edinaldo Transportes"
declinou
3 - Fábio de Souza Silveira "Fábio Balako"
Comentou sobre a visita à Autarquia de Águas. Cedeu tempo a vereadora Thayná.
4 - Gilberto Messias de Pinas "Gil"
declinou.



Ocorrências da Sessão

Ao fim da Ordem do dia o Presidente fez um convite à Audiência Pública da Secretaria Municipal de Fazenda para Prestação de Contas do Poder Executivo Municipal referente ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2024 que acontecerá no dia 26 de fevereiro de 2025 das 15h às 16h. 




Considerações Finais

O arquivo audiovisual, na íntegra, desta sessão encontra-se disponível no seguinte endereço eletrônico https://sapl.sarandi.pr.leg.br/sessao/548.




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