Ocorrências da Sessão (31ª Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura)
No início da Sessão, o Presidente Eunildo Zanchim “Nildão” justificou a ausência do vereador Belmiro da Silva Farias "Belmiro Barbeiro", Vice-Presidente desta Casa de Leis, que está de atestado médico devido a procedimento cirúrgico. Em seguida, convidou para completar a Mesa Diretora o edil Fábio de Souza Silveira "Balako" para assumir a Vice-Presidência da Sessão.
Após a leitura do texto bíblico, o Presidente convidou o Prefeito em exercício, senhor José Wlademir Garbuggio, para que sentasse à mesa.
Após, convidou o senhor Superintendente da Autarquia Águas de Sarandi, Michel Caldato, para explicações à população sobre a falta de água no final de samana em alguns bairros da cidade. O mesmo agradeceu a oportunidade de esclarecimento, dizendo que no último mês a baixa umidade do ar e as elevadas temperaturas contribuíram para o agravamento no abastecimento de água. Esses fatos geraram colapso nos abastecimentos de água no fim de semana. Com os níveis dos reservatórios baixos, acredita que o abastecimento será normalizado a partir de 04 de outubro. Ressaltou que a Autarquia está fazendo os investimentos necessários e que há várias obras em andamento nesse sentido. Entretanto, solicitou que a população, durante o período crítico de umidade do ar, possa se conscientizar e racionalizar o uso da água.
O vereador Gilberto Messias de Pinas disse que a falta de água foi maior na região norte da cidade e solicitou informações se há algum planejamento definitivo para resolução do problema. O superintendente respondeu que nos últimos 2 anos foram perfurados 2 poços localizados na Zona Norte da cidade, que devido ao grande uso da água pela população, acaba diminuindo a pressão da água. Informou que há mais um poço em construção e isso amenizará o problema para os próximos anos.
A vereadora Antonia Eloiza Fortunato de Aguiar questionou se, considerando esses períodos de seca dos meses de agosto e setembro, não seria viável que se fizesse um trabalho de informação e cobrança aos munícipes que desperdiçam água. O Superintendente respondeu que há investimentos no trabalho de conscientização e que houve atrasos com relação a eles, mas que se pretende implantá-los.
O vereador Adriano Amorim, no uso da palavra, disse sobre o projeto votado na câmara, o Plano Diretor, que sabia que a liberação do projeto causaria danos à população e que, caso o projeto não fosse revisto, poderá causar danos maiores no decorrer do tempo e solicitou que o senhor Superintendente respondesse se há algum canal para que a população entre em contato quanto à falta de abastecimento. O Superintendente respondeu que os canais de comunicação estão disponíveis pelo Whatsapp, pelas redes sociais e pelo telefone fixo da Autarquia Águas de Sarandi e esclareceu que há previsão na melhora da comunicação e no atendimento com a população.
O vereador Fábio de Souza Silveira solicitou ao responsável da Autarquia que respondesse de que forma a Câmara poderia ajudar. O superintendente respondeu que a falta de investimentos acaba por dificultar projetos que poderiam ser resolvidos de modo mais rápido com repasses evitando transtornos como os que vêm ocorrendo.
O senhor Presidente, vereador Eunildo Zanchin, usou a palavra e disse que a prevenção deve ser trabalhada de modo intenso e em contrapartida a população deve se conscientizar e fazer a economia para que não se entre em colapso ou racionamento.
O senhor Michel Caldato esclareceu que a captação de água hoje é feita do Aquífero Serra Geral e que se a captação fosse realizada no Aquífero Guaraní, dois poços poderiam suprir o abastecimento da cidade toda.
Finalizando os esclarecimentos, o senhor Presidente agradeceu a presença do Superintendente da Autarquia Águas de Sarandi.
Na sequência, o senhor Prefeito em exercício esclareceu que o município tem determinado investimentos na Autarquia Águas de Sarandi, mas que também os contribuintes precisam se conscientizar. Esclareceu, ainda, que a falta de abastecimento não aconteceu isoladamente na cidade de Sarandi, mas em toda a região, e que os investimentos necessários serão realizados.
Na sequência, o Presidente solicitou ao 1º Secretário que fizesse a leitura do Convite para Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde para Prestação de Contas referente ao 2º Quadrimestre do Exercício de 2023.
Na discussão do Item X - Moção nº 007/2023, o senhor Presidente Eunildo Zanchim convidou a advogada Sra. Katiuscia para abordar sobre o tema da Moção.
Após a leitura do Item XIV, o 1º Secretário solicitou Questão de Ordem com a leitura do seguinte texto: TEMOS AQUI O REQUERIMENTO Nº 208/2023, do edil DIONIZIO APARECIDO VIARO “DIOCAR”, solicitando a aprovação da redação final do Projeto de Lei nº 3.382/2023, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e Comissão de Orçamento e Finanças. O requerimento foi então colocado em votação, sendo aprovado.
Na sequência, o senhor Presidente manifestou condolências ao servidor Rovilson Arantes pela perda do pai e agradeceu a presença dos candidatos ao Conselho Tutelar.
Logo após, cedeu a palavra à vereadora Keila Batista Zegobia que abordou sobre o evento 2º Pedal Delas, organizado pela Procuradoria da Mulher, que será realizado no próximo domingo, dia 30/09.